TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Exame identifica célula cancerosa no sangue
   
     
 


06/01/2011

Exame identifica célula cancerosa no sangue
Autor do livro ”Doutor, é câncer?”, o médico Lísias Castilho fala a respeito da última invenção de cientistas norte-americanos que promete revolucionar a forma de diagnóstico

Segundo o médico, a novidade é a evolução de algo de começou em 1869, com um cientista chamado Thomas Ashworth. “Foi ele quem observou, pela primeira vez, a presença de céulas tumorais circulantes em um paciente que tinha câncer metastático. Ele postulou que no futuro (que já chegou) tais células teriam utilidade clínica”, analisa o médico.

Lisias explica que as chamadas CTCs (circulating tumor cells) são pesquisadas há vários anos, principalmente por um grupo de oncologistas de Boston, entre eles Dr. Daniel A. Haber, um dos grandes pesquisadores da área. “Essas células podem ser o anúncio de um tumor ainda não diagnosticado e podem ser o indicativo de metástases ainda não detectadas. A presença das células pode ter também um valor prognóstico, isto é, se ainda presentes no sangue depois de um tratamento supostamente curativo, sugere que o câncer não sarou de fato e que o prognóstico é ruim”, explica o dr. Lísias.
 
O desenvolvimento do teste, de acordo com o urologista, é um mecanismo mais sofisticado tecnologicamente, para se ¨pegar¨ as CTCs com mais precisão. “O futuro é certamente este (CTC) em oncologia. Nesta década que se inicia agora só se falará nisso”, garante ele.
 
Sobre o livro Doutor, é câncer?:
 
Em Doutor, é câncer?, o urologista Lísias Nogueira Castilho apresenta detalhes sobre a doença baseados em sua experiência na prática médica. Com a intenção de ajudar pacientes e seus familiares a lidar com as dificuldades físicas e emocionais da enfermidade, o autor traz informações essenciais sobre o câncer, como ele pode ser desenvolvido, quais os tipos de câncer mais comuns e quais as opções de tratamento que existem atualmente.
 
Dividido em dez capítulos – Doutor, é câncer?, O que é câncer?, Como se “pega” câncer?, Como evitar o câncer?, Como descobrir o câncer antes que seja tarde?, É câncer mesmo. E agora?, Enfrentando o câncer, Distanásia, eutanásia e ortotanásia, A hora da morte e Dúvidas frequentes – o livro mostra alguns dos hábitos que uma pessoa pode desenvolver para evitar o aparecimento de um tumor maligno, como boa alimentação, não fumar, beber moderadamente, não tomar muito sol, entre outras práticas.
 
O próprio autor avisa que seguir estas regras não é tarefa fácil. No entanto, quem viver de acordo com elas verá as possibilidades de desenvolvimento de câncer diminuírem bastante. Lísias ressalta ainda que através de um check up geral minucioso e periódico é possível detectar a doença em seu estágio inicial, o que sempre aumenta as chances de cura, mesmo que seja de um tipo muito agressivo. A partir do aparecimento dos primeiros sintomas, as chances de recuperação diminuem progressivamente.

Fonte: Parceria 6
Autor: Raquel Magalhães
Revisão e edição: Carlos Alexandre Machado

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br