TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Últimos brasileiros conseguem deixar cidades no sul do Chile após ação conjunta
   
     
 


17/01/2011

Últimos brasileiros conseguem deixar cidades no sul do Chile após ação conjunta
Exército chileno coordenou retirada com Cruz Vermelha e autoridades locais. Já não há mais brasileiros abrigados em Punta Arenas.

Terminou o drama dos turistas brasileiros que não conseguiam deixar a região da Patagônia chilena desde terça-feira, quando uma manifestação popular parou as cidades de Puerto Natales e Punta Arenas.

Durante todo o final de semana, integrantes da organização internacional de ajuda humanitária Cruz Vermelha cadastraram os turistas e negociaram com os grevistas a saída de comboios com turistas da região.

Turistas caminham para embarcar no comboio da Cruz Vermelha
Turistas caminham para embarcar no comboio da Cruz Vermelha (Foto: Arquivo Pessoal / Silvia Calmon)

"Eles nos deram duas opções. Nós escolhemos sair de Puerto Natales para a cidade argentina de El Calafate, pois continuaremos nossa viagem da Argentina", conta Silvia Calmon, brasileira que estava 'presa' até ontem. Como o governo argentino não autorizou o pouso da aeronave da força aérea chilena, Silvia e sua família enfrentaram os cerca de 350 km de van.

Já no aeroporto da cidade argentina, mais confusão, já que a grande maioria das pessoas tinha perdido seus voos. Mas segundo Silvia, todos entraram em lista de espera e terão direito a passagem de volta para casa ou para seguir com a viagem que estavam fazendo.

Turistas no ginásio improvisado pela Cruz vermelha, na cidade de Punto Arenas
Turistas no ginásio improvisado pela Cruz vermelha, na cidade de Puerto Natales (Foto: Arquivo Pessoal / Silvia Calmon)

O problema maior ficou por conta dos que escolheram ir de Puerto Natales para Punta Arenas. O deslocamento até o aeroporto aconteceu sem maiores dificuldades. Mas chegando lá, os brasileiros tiveram outra surpresa. "Agora estou no aeroporto de Punta Arenas, vim resgatado pela força aérea Chilena. O problema é que o aeroporto também está sitiado e MUITO lotado", relatou Gabriel Brezinski, no domingo, pelo twitter, antes da situação se normalizar.

Silvia lembra ainda, que os manifestantes fizeram uma lista de prioridades para os turistas embarcarem. E só permitiram que idosos, mulheres grávidas e famílias com crianças pequenas deixassem a região. "Os demais ficaram, mais ou menos a metade do total de pessoas que estavam lá. Teve turista que ficou preso no parque nacional, e teve que caminhar por mais de 100 km para chegar no centro da cidade", contou.

Representantes da Cruz Vermelha que disponibilizaram abrigo e alimentação em uma escola de Punta Arenas afirmaram que já não há brasileiros no local.

Comboio partindo de Puerto Natales rumo à cidade argentina de El Calafate
Comboio partindo de Puerto Natales rumo à cidade argentina de El Calafate (Foto: Arquivo Pessoal / Silvia Calmon)

O Itamaraty chegou a cogitar o envio de aeronave do modelo Hércules para resgate no local, mas a ideia não se materializou.

Fonte: G1 São Paulo
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br