TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Catarata
   
     
 


07/02/2011

Catarata
Quem implantou monofocal já pode tirar os óculos

Operados de catarata que implantaram lentes monofocais, no passado, já poderão ficar independentes dos óculos também. A lente intraocular multifocal criada pelo austríaco Michael Amon, a Universidade de Viena, para ser colocada de forma suplementar sobre a lente já implantada foi aprovada recentemente pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e, no Brasil, também é possível a realização deste procedimento.

Novos tempos

Hoje, quando um paciente vai ao oftalmologista buscar solução para a vista embaçada e o ofuscamento das luzes provocado pela catarata, recebe duas alternativas, substituir o cristalino (lente natural do olho) por uma lente monofocal ou multifocal. Até pouco tempo, existia somente uma opção, lembra o oftalmologista Takashi Hida, especia lista em catarata do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB). Ele conta que o portador de catarata que decidisse pela monofocal ficaria dependente de óculos para ajustar a visão para ler e dirigir, por exemplo, diferente da maioria daqueles que optam pelo implante da lente intraocular multifocal.

A nova solução, conforme Takashi, fundamenta-se no implante intraocular de uma lente multifocal sobre a monofocal que já está adaptada. É esta técnica que permitirá ao paciente melhorar sua visão para perto, para longe e corrigir um eventual astigmatismo com grandes chances de libertar-se dos óculos, "pois a correção refrativa, de grau, é feita pela lente multifocal implantada", detalha o médico.

Sem trauma

A lente multifocal desenvolvida para dar mais qualidade de visão a quem implantou a monofocal é super delgada, segundo o oftalmologis ta do HOB ao explicar que será implantada atrás da íris (sulco ciliar), por meio de uma incisão feita na córnea. Os erros refracionais do paciente, o grau, serão corrigidos e possivelmente o resultado será libertar-se do auxílio dos óculos para as atividades cotidianas.

Takashi Hida destaca que a lente intraocular multifocal, a qual permite o novo procedimento é confeccionada em acrílico e devido a sua estrutura fina, "evita o inconveniente e o trauma da remoção de uma lente já implantada".

Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Teresa Cristina Machado
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br