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Procon Porto Alegre orienta consumo nas liquidações
   
     
 


08/02/2011

Procon Porto Alegre orienta consumo nas liquidações
Os grandes descontos oferecidos pelas lojas com o Liquida Porto Alegre, além de aquecerem a economia local, aumentam o uso do cartão de crédito na compra de mercadorias e serviços no comércio

Foto: Ricardo Giusti /Arquivo PMPA  
Queixas podem ser feitas nos dias úteis, das 9h às 16h (Rua dos Andradas, 686)  

Queixas podem ser feitas nos dias úteis, das 9h às 16h (Rua dos Andradas, 686)

 
Proporcionalmente, aumenta também o número de reclamações sobre cartão de crédito no Procon Porto Alegre. Em quase três anos de funcionamento o órgão de defesa do consumidor da Capital registrou 3.207 queixas, o que representa 39,30% do total de reclamações referentes a assuntos financeiros. Desde sua inauguração foram computados no Procon Porto Alegre cerca de 59 mil atendimentos.
 
As reclamações mais freqüentes sobre o cartão referem-se a juros exorbitantes, que podem chegar próximo a 20% ao mês, enquanto as taxas praticadas por bancos e financeiras situam-se no patamar de 6%. Por conta dessa cobrança abusiva, o Procon Porto Alegre está alertando os consumidores para evitar, durante as compras do Liquida Porto Alegre, o superendividamento decorrente do uso indiscriminado do cartão de crédito.
 
Piora a situação do consumidor quando, endividado, resolve financiar a dívida restante do cartão, pagando apenas o valor mínimo da fatura. Nessa rolagem podem incidir juros de até 20% do saldo financiado e, em caso de atraso no pagamento da fatura, a multa somada aos juros de mora eleva de forma significativa o valor devido e o consumidor não consegue se livrar da dívida.´"É a famosa bola de neve; nenhuma outra linha de crédito eleva tanto o saldo devedor como os cartões de crédito, e o que agrava ainda mais é o fato do consumidor continuar comprando com  o cartão, o que dificulta uma provável negociação", destaca o diretor executivo do Prodon, Omar Ferri Júnior. 
 
Juros aceitáveis

Os Procons têm enfrentado dificuldade para ajudar os consumidores no caso de juros abusivos. Desde 2003, com a edição da Emenda Constitucional 40, as taxas de juros praticadas por instituições financeiras - anteriormente previstas até o patamar de 12% -  foram liberadas e, mesmo no entendimento dos tribunais, os juros aceitáveis podem chegar a  20% ao mês.  "Nos casos de dívidas junto a cartões de crédito, torna-se menos oneroso ao consumidor fazer um empréstimo bancário para quitar o débito, do que sujeitar-se às altas taxas das administradoras", aconselha Ferri Júnior. 

Preço à vista

Conforme dispõe a norma técnica 02/2004 do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, o preço à vista é um só. “Quando oferecido um desconto à vista, o mesmo abatimento prevalece para os pagamentos com cartão de débito ou de crédito, desde que a parcela seja única”, enfatiza Ferri Júnior. 

Muitos consumidores que procuram o Procon Porto Alegre reclamam que no momento da compra à vista, ao optarem pela quitação com cartão de débito ou crédito em uma parcela, são informados pelo vendedor de que existe uma taxa para efetuar a transação financeira e que nessas formas de pagamento o preço à vista deve ser acrescido com o valor deste percentual. “Constatada esta infração, o consumidor deve exigir a igualdade de pagamentos e comunicar ao Procon municipal, que continuará fiscalizando o cumprimento da norma vigente que proíbe esta diferenciação” conclui o diretor.

Portal

No site www.portoalegre.rs.gov.br/procon os consumidores e lojistas da Capital podem fazer download da legislação e ainda fazer reclamações. Órgão vinculado à Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), o Procon Porto Alegre atende no telefone 3289-1777. Queixas podem ser feitas, nos dias úteis, das 9h às 16h, na Rua dos Andradas, 686.

Fonte: PMPA
Autor: Assessoria de Comunicação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

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