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Consumidor de energia elétrica ganha manual do setor
   
     
 


08/02/2011

Consumidor de energia elétrica ganha manual do setor
Carta de serviços lançada pela Aneel lista direitos do cidadão e apresenta explicações sobre como funciona o segmento

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) lançou nesta manhã a sua “carta de serviços ao cidadão”, uma espécie de cartilha em que constam informações básicas para o consumidor das distribuidoras de energia elétrica.

Entre as explicações apresentadas no material estão o que significa e como é feita a revisão tarifária periódica e como funcionam os indicadores de qualidade no fornecimento de energia elétrica. A carta pode ser acessada clicando na imagem. 



O material traz, ainda, informações sobre a origem e o funcionamento da Aneel, além de diversas formas como o cidadão e consumidor pode procurar informações da agência.

Segundo Nelson Hubner, diretor-geral da agência, a carta é uma primeira versão, que tende a ser aperfeiçoada ao longo do tempo. Ele explica que nada muda no relacionamento dos consumidores com as empresas que oferecem serviços.

Juliana Pereira, diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça, diz que merece cumprimentos qualquer ação que dá mais transparência aos consumidores.

Para o responsável pelo departamento de programas de gestão do Ministério do Planejamento, Bruno Palvarini, a carta de serviços pode levar a um salto de qualidade na relação entre instituições e o cidadão.

Por previsão do Decreto 6.932/09, elaborado pelo Ministério do Planejamento, todas as instituições públicas devem ter essa carta de serviços para guiar seu relacionamento com a sociedade. Já possuem cartas similares a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Também a Anatel, de telecomunicações, prepara a sua.

Fonte: Agência Brasil e Imprensa Aneel
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

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