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Vinho brasileiro estreia na Polônia
   
     
 


27/03/2011

Vinho brasileiro estreia na Polônia
País da vodka é um dos mais novos mercados-alvo dos vinhos do Brasil
A Polônia, país da vodka, é um dos mais novos mercados-alvo dos vinhos do Brasil. Os primeiros eventos de degustação, além de uma missão técnica para conhecer o mercado polonês, foram organizados pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio da Embaixada do Brasil em Varsóvia, para 11 vinícolas verde-amarelas integrantes do projeto Wines of Brasil (Wof), realizado pelo Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O ponto alto da programação ocorreu na última quarta-feira (23) pela manhã, com palestra e degustação, dirigidas a 30 convidados na Mmaison Hotel La Régina,em Varsóvia.
 
As vinícolas receberam cerca de 150 convidados, entre compradores e jornalistas, para uma degustação livre de vinhos e espumantes das vinícolas Aurora, Boscato, Casa Valduga, Cordilheira de Santana, Irmãos Basso, Lidio Carraro, Miolo, Piagentini, Pizzato, Salton e Santo Emilio. A palestra com degustação de vinhos brasileiros foi conduzida pelo jornalista Tomasz Prange-BarczyÅ„ski, que esteve no Brasil no ano passado conhecendo as cantinas gaúchas. No público estavam também distribuidores, donos de lojas especializadas e sommeliers, ávidos por conhecer mais sobre o vinho brasileiro, que no ano passado teve as suas exportações aumentadas em 146% para a Polônia.
 
Balanço
 
O faturamento das vinícolas brasileiras para a Polônia alcançou US$ 99,4 mil em 2010, ante 40,3 mil em 2009. Isso colocou o país em oitavo lugar no ranking dos principais destinos do vinho brasileiro no mundo. Em 2009, a Polônia ocupava a 15ª posição. Conforme a gerente de Promoção Comercial do Wines of Brasil, Andreia Gentilini Milan, a realização de Projeto Comprador específico com os poloneses que tinham interesse no mercado brasileiro, durante o Carnaval de 2010, no camarote da Apex-Brasil na Marquês da Sapucaí, no Rio de Janeiro, proporcionou a duas empresas associadas ao projeto conquistarem importador para a Polônia. Uma delas, a Pizzato, já embarcou produtos em 2010.
 
No ano passado, seis vinícolas exportaram para a Polônia: Aurora, Casa Valduga, Lidio Carraro, Miolo, Pizzato e Salton. Das 11 empresas presentes no evento, quatro (Cordilheira de Santana, Irmãos Basso, Piagentini e Santo Emílio) procuram importador através da trading Suriana. Andreia lembra que a Polônia é um mercado com futuro para vinhos, que representam apenas 6% das bebidas consumidas no País. “O governo incentiva o consumo de vinho para diminuir a ingestão de destilados, em especial a vodka”, informa. Dos vinhos consumidos na Polônia, 55% são importados, sendo que destes, 61% são vinhos finos e 15% espumantes. 
 
A missão técnica com os representantes das vinícolas brasileiras visitou lojas, hipermercados e restaurantes potenciais compradores dos produtos verde-amarelos. Além disso, os participantes estiveram na feira EuroGastro, que reúne hotéis e restaurantes poloneses. “Esta iniciativa busca gerar conhecimento aos produtores brasileiros sobre a comercialização de vinhos em Varsóvia, além de propiciar encontros de negócios com representantes dos principais pontos de venda”, explica Andreia.

Fonte: Ibravin
Autor: Imprensa
Revisão e edição: André Lacasi

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