TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Tracking da onda de frio em Porto Alegre
   
     
 


05/07/2011

Tracking da onda de frio em Porto Alegre
Intensa e histórica, afeta o Rio Grande do Sul e atinge a capital

O Sistema Metroclima faz o tracking da evolução do frio na Capital com dados de onze estações meteorológicas públicas e de particulares na cidade.

Estação

4/7

5/7

6/7

7/7

8/7

Lomba do Pinheiro

1,2ºC

Lami

2,4ºC

Belém Novo

2,6ºC

Menino Deus

3,8ºC

Moinhos

3,5ºC

Aeroporto

2,5ºC

Inmet – Automática

2,2ºC

Inmet – Convencional

2,4ºc

Auxiliadora

3,5ºC

Chácara das Pedras

3,0ºC

Grupo RBS

3,4ºC

  1. No domingo (3/7) apenas duas estações registraram mínimas inferiores a 5ºC em Porto Alegre, Lomba do Pinheiro com 4,7ºC e Lami com 4,9ºC. As estações do Lami, Belém Novo, Menino Deus, Moinhos de Vento e Lomba do Pinheiro são operadas pelo Sistema Metroclima da Prefeitura.
  2. As medições dos bairros Auxiliadora e Chácara das Pedras são de observadores da MetSul e não integram a rede de observação meteorológica da Capital, sendo os dados meramente ilustrativos do frio nestes respectivos bairros.
  3. A estação do Aeroporto Salgado Filho é mantida pelo DECEA do Ministério da Aeronáutica.
  4. A estação do Grupo RBS se encontra localizada na esquina das avenidas Érico Veríssimo e Ipiranga, no bairro Azenha.
  5. As estações convencional e automática do Inmet se situam no Instituto Nacional de Meteorologia, no bairro Jardim Botânico.

Segunda-feira começou gelada em Porto Alegre

Intensa massa de ar polar define as condições do tempo nos próximos dias, proporcionando o que deve ser uma das semanas mais frias da história recente de Porto Alegre. A cidade deve ter mínimas significativamente baixas e geada em diversos pontos do seu perímetro urbano.

Segunda-feira: O sol aparece em Porto Alegre em um dia bastante gelado, porém seco. O vento enfraquece e sopra com intensidade fraca a moderada. O amanhecer deve ser muito frio com mínimas entre 0ºC e 2ºC, não se descartando até marcas negativas em alguns pontos. As condições serão favoráveis à formação de geada, dependendo da diminuição do vento durante a madrugada. As máximas atingem apenas de 9ºC a 11ºC na maior parte da cidade. A temperatura despenca de novo ao fim da tarde e voltar a fazer frio muito intenso no início da noite. Antes da meia-noite haverá vários pontos da cidade com 3ºC a 5ºC com formação de geada novamente.

Terça-feira: O sol aparece com nuvens em Porto Alegre e o amanhecer será novamente gelado e com geada, mesmo em alguns bairros mais próximos da área central, onde o fenômeno é raro. No "cinturão verde" da Capital a geada pode ser forte e com potencial de provocar danos na produção de hortaliças e frutas. As mínimas podem ficar entre 1ºC e 3ºC na maioria dos bairros, podendo se situar entre 2ºC abaixo de zero e 0ºC nos pontos mais frios da cidade, nas zonas Norte, Sul e Leste da Capital. Já a tarde deve ser menos fria com máximas de 11ºC a 13ºC.

Quarta-feira:  O sol aparece em Porto Alegre em mais um dia gélido. A madrugada de novo deve ter formação de geada em vários pontos da cidade com mínimas entre 0ºC e 2ºC na maioria dos bairros, mas que podem atingir marcas negativas em alguns pontos. Mesmo com sol, a temperatura à tarde atinge tão-somente entre 11ºC e 13ºC na maior parte do perímetro urbano.

Quinta-feira: O frio intenso não dá trégua e Porto Alegre deve ter outra madrugada gélida com mínimas entre 0ºC e 2ºC, mas que podem cair abaixo de zero em alguns pontos. Novamente existe a possibilidade de geada na maioria dos bairros da Capital. O sol aparece e as máximas atingem apenas de 12ºC a 14ºC.

Sexta-feira: A sexta madrugada gelada consecutiva da semana em Porto Alegre deve ter mínimas entre 1ºC e 3ºC, mas que, novamente, podem chegar a 0ºC em alguns pontos da cidade. Persistem as condições favoráveis à formação de geada na maioria dos bairros. O sol aparece durante o dia e eleva a temperatura para marcas de 14ºC a 16ºC, muito mais confortável que nos dias anteriores. (Meteorologista Luiz Fernando Nachtigall / MetSul Meteorologia)

Fonte: Metroclima
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br