TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Prevenção da saúde ainda encontra barreiras entre homens
   
     
 


14/07/2011

Prevenção da saúde ainda encontra barreiras entre homens
Expectativa de vida da população masculina é 7,6 anos abaixo da média das mulheres. Atividades preventivas, como as oferecidas pela Unimed Porto Alegre, podem ajudar a mudar este quadro.

A preocupação dos homens com a saúde é menor do que a das mulheres. Exames e consultas preventivas ocorrem com menor frequência entre o público masculino, que geralmente procura o médico quando a doença já está mais avançada. Esse descuido com a saúde gera consequências graves: a cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. Eles apresentam maior incidência de doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arterial mais elevada. Além disso, a população masculina vive em média 7,6 anos a menos do que as mulheres.

Entre os clientes de planos de saúde da Unimed Porto Alegre, 44% são homens e 56% mulheres. O número de consultas realizadas também é superior entre as mulheres. No mês de junho de 2011, do total de consultas médicas realizadas, apenas 29,7% foram de clientes homens*.
 
*Dados referentes a clientes homens com idade superior a 18 anos.
 
Saúde do homem*
 
Segundo dados do Ministério da Saúde, o padrão de ocorrências de mais mortes de homens do que de mulheres repete-se em todas as regiões do país. A principal causa de óbitos são as doenças isquêmicas do coração, entre elas o infarto agudo do miocárdio. Na sequência estão as doenças cerebrovasculares e os homicídios. O câncer de próstata está entre os mais frequentes, só superado pelo câncer de pele. O sedentarismo também é maior entre os homens, representando 29,5%. Na faixa etária acima dos 65 anos, esse índice ultrapassa os 50%.
 
As mortes por uso de álcool também concentram-se na ala masculina (89,1%). Outro dado alarmante é que 82% das mortes por acidente de trânsito são de homens.
 
*Dados do Ministério da Saúde

Fonte: Imprensa
Autor: Vivian Schneider
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br