TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
União Europeia deverá se dividir economicamente
   
     
 


14/07/2011

União Europeia deverá se dividir economicamente
Economista da Acrefi acredita que a crise da dívida soberana europeia é estrutural e que está chegando a uma situação insustentável
O economista da Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi), Nicola Tingas, acredita que a crise da dívida soberana europeia é estrutural e que está chegando a uma situação 'insustentável'. - "O modelo europeu está em colapso", avaliou.

Para Tingas, serão necessárias intervenções para salvar as economias dos países da zona periférica do euro, e ações para auxiliar economias maiores, como é o caso de Itália e Espanha. "As economias mais robustas não podem ser resgatadas da mesma forma e precisarão de outras medidas", lembrou.

Além do problema financeiro de curto prazo, que possui raiz fiscal, o economista reforça que a economia do continente teve queda de competitividade e dificuldade para gerar novos empregos. "O modelo europeu está se esgotando e o sistema está ficando mais perecível", disse Tingas, ressaltando que os países precisam aumentar a arrecadação fiscal para sustentarem seus gastos.

Mesmo com a crise, Tingas não acredita que haverá o fim da moeda comum, o euro, mas levanta outra hipótese: a divisão da moeda em duas. "Países da região da Escandinávia, além de Alemanha e Áustria, ficariam com um euro mais forte, enquanto os da região do Mediterrâneo ficariam com uma moeda mais fraca."

Ele afirma que a crise da Grécia não será resolvida com o pacote de austeridade fiscal, aprovado no fim de junho pelo parlamento do país. "A dívida é impagável. O país está com arrecadação baixa e não tem capacidade de geração de fluxo", afirmou.
 

Fonte: DCI
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br