27/05/2009
Foto: Ricardo Stricher/PMPA
Agentes fiscalizam venda de ingressos para Inter e Coritiba
Com os ingressos para o jogo Internacional e Coritiba pela Copa Brasil esgotados desde a manhã de ontem, a equipe de fiscalização do Procon Porto Alegre impediu na tarde de hoje, 27, a ação de 15 cambistas que atuavam nas dependências do estádio Beira-Rio. Eles negociavam ingressos para o jogo, sem o devido uniforme e identificação da Associação dos Cambistas do Rio Grande do Sul.
Em acordo firmado no dia 21 de maio, entre o Procon Porto Alegre, Procon RS, Delegacia de Proteção ao Consumidor, Ministério do Trabalho e a Associação da classe, ficou definido que os cambistas só podem comercializar ingressos em via pública desde que devidamente uniformizados e portando documento de identificação da Associação. A medida visa facilitar o trabalho dos fiscais do Procon Porto Alegre nos estádios de futebol da cidade e, ainda, junto a teatros e casas noturnas, nas quais são realizados espetáculos musicais.
A fiscalização do Procon municipal, intensificada a partir do dia 22 deste mês, visa coibir a ação ilegal de cambistas, que chegam a cobrar mais que o dobro do valor do ingresso já esgotados para venda nos estádios. De acordo com a lei, é permitido ao cambista vender o ingresso a um preço que supere, no máximo, 20 por cento do praticado nas bilheterias.
“Temos recebido muitas denúncias sobre a atuação destas pessoas nos estádios de Porto Alegre. Caso não cumpram a lei, serão responsabilizados por crime contra a economia popular”, destaca o coordenador do Procon Porto Alegre, Omar Ferri Júnior.