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Fórum de Defesa do Consumidor realizou sua última reunião plenária do ano de 2011
   
     
 


16/12/2011

Fórum de Defesa do Consumidor realizou sua última reunião plenária do ano de 2011
Evento integrou o Fórum Alô Brasil, promovido pela Agência Nacional de Telecomunicações

 

A última reunião plenária do ano de 2011 do Fórum de Defesa do Consumidor (FEDC) foi realizada na tarde da última quarta-feira (14), no auditório do Ministério da Fazenda, no centro de Porto Alegre. O evento, que reuniu centenas de participantes provenientes de órgãos de defesa do consumidor dos três estados da região sul, ocorreu em parceria com o Fórum Alô Brasil, promovido pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).

Conforme ressaltou o Presidente do FEDC, Dr. Alcebíades Santini, os consumidores têm um papel extremamente importante para a criação de uma aliança sustentável que vise melhorar continuamente as relações de consumo. Nesse contexto, Santini exemplificou que, no Brasil e em outros países, as soluções para os impasses consumeristas emergem, sobretudo, de três segmentos. O primeiro decorre dos poderes legalmente instituídos, explicou o especialista. As outras duas formas seriam as que decorrem do poder econômico e da sociedade organizada.

Sob essa perspectiva, o presidente do FEDC argumentou que o melhor caminho para a superação dos impasses entre consumidores e fornecedores é aquele que visa a uma parceria “ganha x ganha”.

Nessa direção, a chefe da Assessoria de Relações com os Usuários da ANATEL, Letícia Seabra, destacou que as discussões dessa ordem, ao propiciarem que múltiplas vozes e demandas sejam ouvidas, com o foco na análise particularizada das necessidades de cada região, permitem que a agência atue de forma direcionada. Ela afirmou ainda que “o Fórum Alô Brasil tem como princípio o fomento de um debate qualificado sobre os problemas enfrentados em cada região do Brasil, buscando, desse modo, solucionar as demandas de modo efetivo e contextualizado, pois, reflete as particularidades de cada localidade”.

Na sequência, houve a exposição, por parte dos órgãos de defesa do consumidor, das dificuldades, demandas e solicitações. Participantes dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná compartilharam suas experiências e propuseram medidas para a solução dos conflitos vividos em suas respectivas zonas de atuação.

Prosseguindo no diálogo e interlocução das demandas expostas, representantes das maiores companhias que atuam no segmento das telecomunicações (Oi, Vivo, Embratel, Claro e TIM, entre outras) manifestaram as suas proposições para a minimização e solução dos conflitos.

Dentre os aspectos apresentados pelas prestadoras para a efetiva solução das demandas, destacam-se: ampliação da cobertura, melhoria na assistência pré e pós-venda, aumento no número de lojas e postos de atendimento à população, entre outros.

Sobre o Fórum Alô Brasil – O fórum Alô Brasil é um evento itinerante, promovido pela Anatel, que visa detectar problemas regionalizados relativos ao setor das telecomunicações. O evento já ocorreu em outras cinco cidades do Brasil, além de Porto Alegre, sempre reunindo consumidores, órgãos de defesa do consumidor e demais atores envolvidos para a discussão e proposição de soluções.

Sobre o Fórum de Defesa do Consumidor - O Fórum de Defesa do Consumidor foi criado com o propósito de harmonizar as relações entre fornecedores e consumidores. É presidido atualmente pelo Dr. Alcebíades Santini, e tem como vice-presidente o comunicador Alexandre Appel. O FDC realiza ações voltadas a harmonização das relações de consumo, por meio de ações educativas e de mediação entre consumidores e fornecedores. Além disso, o FDC é feito por cidadãos, integrantes de entidades públicas ou não, que efetivamente estão agindo em prol de um fazer acontecer.

As plenárias mensais são registradas e transmitidas através do programa de TV “Consumidor-RS Especial Fórum de Defesa do Consumidor”, no Canal 20 – Net Cidade, para Porto Alegre e região metropolitana e em todas as operações da NET CIDADE no Brasil.

Este Programa tem o apoio exclusivo da operadora de telefonia Claro. Você pode conferir os programas anteriores clicando neste link.

 

Crédito das imagens: Lauro Leandro Rutkowski

Fonte: Consumidor RS
Autor: Redação
Revisão e edição: Redação

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