Além disso, o Procon fez um balanço do trabalho durante o ano. Ao total, foram realizados mais de seis mil atendimentos (veja abaixo). Desse número, 88% dos casos foram resolvidos sem ser necessário abrir processo administrativo. Já o restante das questões foi solucionado com processo e aplicação de penalidade.
Diante do secretário de Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), Fabiano Pereira, de representantes de órgãos ligados ao consumidor e de servidores do órgão e da SJDH, o diretor estadual do Procon, Cristiano Aquino, disse que a nova sede possibilitará um atendimento com mais qualidade à população, acrescentando que as conquistas foram possíveis graças às parcerias, principalmente, com o Conselho Estadual de Defesa do Consumidor e o Ministério Público. “Mas novos desafios estão postos para 2012”, adiantou Aquino, agradecendo os funcionários pelo trabalho.
Presidente do Conselho Estadual de Defesa do Consumidor, o defensor público Felipe Kirchner destacou que a nova sede “é conquista de um projeto e de um modelo de gestão”, implantado no começo deste ano pela secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos. Ele salientou, ainda, que as instalações significam um benefício para a população que enfrenta dificuldades de acessibilidade. Já o procurador da República Alexandre Amaral Gavronski ressaltou a importância da articulação entre instituições na defesa dos interesses do consumidor, saudando a parceria com o Procon. O procurador também destacou o acordo firmado com a OI que resultou em R$ 1 milhão para investimentos no Procon estadual e nos órgãos da Região Metropolitana.
Por fim, o secretário Fabiano Pereira parabenizou o diretor estadual do Procon e sua equipe, enumerando as principais ações do órgão neste ano. Ele também destacou as parcerias com órgãos e instituições para viabilizar os investimentos. Em relação às novas instalações adaptadas, o secretário afirmou que o local contempla uma das bandeiras da SJDH, que é dar dignidade às pessoas com deficiência. Fabiano aproveitou a época de compras devido à proximidade do Natal para incentivar o consumo sustentável. “A valorização de cada um é que é o essencial”, disse o secretário. O Procon já está organizando um espaço na nova de sede para a implantação da Escola Estadual de Defesa do Consumidor em 2012 com objetivo de promover cursos e capacitações.
Unidade móvel - Ainda durante a solenidade, foi anunciada a compra de uma unidade móvel, que está em processo de licitação, para levar serviços aos consumidores do interior do Estado. A unidade deverá começar a funcionar em fevereiro. O Procon/RS também está integrando o programa “Verão Numa Boa”, do governo do Estado, oferecendo orientações aos consumidores e realizando fiscalizações.
Balanço de 2011
Número de atendimentos – mais de 6 mil
Principais atendimentos por área
Produtos – 1.938 (31%)
Questões financeiras – 1.734 (28%)
Serviços essenciais – 1.147 (18%)
Serviços privados – 1.110 (17%)