A ADVB/RS lança no final de fevereiro o seu novo Programa de Extensão em Vendas. De curta duração e abordagem prática, a grade traz alguns dos maiores especialistas de grandes empresas e universidades - com mestrados, doutorados e especializações - para desenvolver competências focadas em resultados alinhadas às tendências e práticas mundiais de mercado, que podem imediatamente serem incorporadas ao dia a dia das empresas. As aulas são voltadas a profissionais que lideram equipes e desejam aprimorar competências em vendas, negociação e relacionamento com os clientes. Com carga horária de 124 horas, o Programa inicia no dia 21 de maio e segue até 27 de agosto, das 19h às 22h35min, na sede da ADVB/RS.
Conforme Bruna Eboli, coordenadora de Capacitação da ADVB/RS, o Programa foi criado alicerçado nos 50 anos de experiência da ADVB e a partir de pesquisas realizadas com profissionais do mercado. “As pessoas vêm buscando cursos práticos que tenham como foco o desenvolvimento e o crescimento de suas empresas. A teoria e os principais conceitos da área já foram adquiridos durante a formação universitária. Em cada módulo o aluno aprende a utilizar uma ferramenta prática que pode ser levada para aplicação direta na empresa em que atua”.
Outro diferencial do Programa é a aplicação da ferramenta Assessment, que possibilita avaliar o perfil comportamental do aluno no primeiro módulo e desenvolver um Plano de Desenvolvimento Individual para o decorrer do curso. São nove módulos: Assessment e Devolutiva, Gestão de Canais de Vendas, Gerenciamento da Carteira de Clientes, Planejamento Comercial, Liderança e Condução de Equipes, Negociação, Práticas Financeiras para Gestão Comercial, Marketing de Relacionamento e Vendas Consultivas.
Quando: 21 de maio a 27 de agosto
Hora: 19h às 22h35min
Onde: Sede da ADVB/RS (Rua Celeste Gobatto, s/nº, Praia de Belas, Porto Alegre)
Duração: 124 horas/aula
Informações: 51-32110399
124 horas/aula.
Programação do Programa de Extensão em Vendas
1º semestre 2012
21 de maio
Assessment e Devolutiva
Tema: Instrumento científico utilizado como ferramenta de apoio em Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos, que busca maximizar o potencial individual, por meio do mapeamento comportamental. Tem como objetivo obter informações sobre as tendências comportamentais de um profissional e, a partir daí, detectar gaps de desenvolvimento. O instrumento é aplicado por meio de um questionário online ou offline de forma prática e objetiva.
Consultor: Lisiane Stumpf
Horário: das 19h às 22h35min
Carga horária: 4h/aula
29 a 31 de maio e 27 de agosto
Liderança e Gestão de Equipes
Temas: Princípios e conceitos de liderança, liderança e gestão de pessoas, comportamento do líder, como dar e receber feedback, administração de conflitos, processo de coaching e sua aplicação, motivação e criatividade na gestão das equipes e avaliação de desempenho.
Consultor: Lisiane Stumpf
Horário: das 19h às 22h35min
Carga horária: 20h/aula
2 a 5 de julho
Marketing de Relacionamento
Temas: Conceitos de marketing de relacionamento, estratégias de marketing de relacionamento, fidelização de clientes, programas de marketing de relacionamento e Customer Relationship Management (CRM).
Consultor: Lélis Espartel
Horário: das 19h às 22h35min
Carga horária: 12h/aula
11 a 14 de junho
Vendas Consultivas
Temas: Conceito e processo da venda consultiva, diferenças da venda consultiva para venda transacional, tipo de comprador na venda consultiva, as etapas importantes na venda consultiva, planejamento e levantamento de informações, identificações de oportunidades e abordagem relacional.
Consultor: Suely Schmitt
Horário: das 19h às 22h35min
Carga horária: 12h/aula
16 a 19 de julho
Planejamento Comercial
Temas: Planejamento comercial; previsão de vendas; recrutamento, seleção, estrutura e treinamento; motivação e avaliação da força de vendas; definição e monitoramento de indicadores e metas de vendas.
Consultor: Airton Dória
Horário: das 19h às 22h35min
Carga horária: 20h/aula
30 e 31 de julho / 6 e 7 de agosto
Gestão de Canais de Vendas
Temas: Estratégias de distribuição, definição e implementação da estrutura de distribuição e vendas; administração de conflitos de canais; estratégias de canais para produtos e serviços e conflitos e controles de canais.
Consultor: Tagli Malmann
Horário: das 19h às 22h35min
Carga horária: 12h/aula
1, 2, 8 e 9 de agosto
Negociação
Temas: Tipos e processo de negociação: características e estratégias; as fases e etapas da negociação; barreiras e erros comuns nas negociações; habilidades comportamentais para a negociação e processo decisório da compra.
Consultor: Ricardo Leite
Horário: das 19h às 22h35min
Carga horária: 16h/aula
13, 14, 20 e 21 de agosto
Gerenciamento de Carteira de Clientes
Temas: Técnicas de segmentação da base de clientes; planejamento do relacionamento com a base de clientes; elaboração e análise de relatórios; gestão do pipeline; identificação de vendas potenciais junto à base de clientes.
Consultor: Tagli Malmann
Horário: das 19h às 22h35min
Carga horária: 12h/aula
15, 16, 22 e 23 de agosto
Práticas Financeiras para a Gestão Comercial
Temas: Análise dos custos; formação de preço: definição da política de precificação e descontos; análise do ponto de equilíbrio; lucratividade e rentabilidade; demonstrações contábeis gerenciais; estratégias com base na análise de margens de contribuição e tomada de decisão com base em indicadores.
Consultor: Marco Martins
Horário: das 19h às 22h35min
Carga horária: 16h/aula