TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
CRA-RS integra movimento gaúcho pela aplicação adequada de recursos para a área da saúde
   
     
 


18/02/2012

CRA-RS integra movimento gaúcho pela aplicação adequada de recursos para a área da saúde
Responsáveis pela gestão de muitas instituições de saúde, administradores do RS estão contribuindo com os debates acerca da regulamentação da Emenda 29

A Câmara para Assuntos de Administração da Saúde do Conselho Regional de Administração do RS (CRA-RS) vem realizando encontros com a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do RS para debater acerca da regulamentação da Emenda Constitucional nº 29 (EC 29). A Lei Complementar 141/2012, que foi sancionada no dia 16 de janeiro de 2012, regulamenta a EC 29 tratando sobre os custos em saúde. 

Segundo o diretor administrativo da Federação e também membro da Câmara para Assuntos de Administração da Saúde do CRA-RS, Adm. Sérgio Vallim, apesar dos dez anos de debate sobre a emenda, a maioria das necessidades apresentadas pelos trabalhadores da área da saúde não foram supridas, mas, em contrapartida, houve avanços no que se refere aos gastos que o estado obteve com a saúde.
 
No seu ano de criação, em 2000, a EC 29 estabeleceu regras para a provisão de recursos às ações e serviços públicos de saúde, com o objetivo de evitar os mesmos problemas que comprometeram o financiamento do Sistema Único de Saúde na década de 90. “Era uma época onde se adotavam medidas emergenciais e provisórias para fazer frente aos recursos escassos do setor”, explica Vallim.
 
A regulamentação da EC nº29 permitirá que os recursos aplicados nas ações e serviços de saúde não sofram “desvio de finalidade”. “Desta forma as esferas do governo não poderão mais ‘mascarar’ os gastos no setor”, relata o Administrador. Os percentuais fixados são de 10% pela União, 12% pelos Estados e 15% pelos municípios.
 
No cenário gaúcho, os investimentos na área são precários. O Rio Grande do Sul é um dos estados que menos aplica recursos do orçamento próprio em saúde. Em 2000, ano da criação da EC 29, o estado gaúcho aplicou 5,8% na área, em 2011 as aplicações alcançaram o percentual de 7,9%. Para cumprir o que determina a Lei, o RS deverá aplicar, ainda neste ano, mais R$ 1,3 bilhão do que estava previsto. “Temos uma longa trajetória pela frente. Nosso objetivo é a garantia da aplicação da Lei 141/2012. O Rio Grande do Sul não deve mais estar entre os últimos Estados em aplicação de recursos em saúde”, conclui o Adm. Vallim.
 
A próxima reunião do grupo acontecerá no dia 23 de fevereiro. Segundo a presidente do CRA-RS, Adm. Cláudia de Salles Stadtlober, a autarquia está participando desse movimento estadual que visa à adequada aplicação de recursos na área da saúde. “O Administrador tem um papel fundamental na gestão das instituições de saúde no Estado e é importante sua atuação para a melhoria e desenvolvimento da saúde no Rio Grande do Sul”, destaca.
 
Sobre o CRA-RS
 
O CRA-RS é uma autarquia federal que atua de forma a garantir que a sociedade disponha de Administradores plenamente qualificados para o exercício de sua profissão. Além de seu papel definido por lei, de registrar e fiscalizar os Administradores, a entidade assume responsabilidades de aprimoramento profissional, promovendo cursos, palestras e eventos para difundir as tendências do mercado, as novas técnicas, divulgar exemplos de sucesso na área e congregar profissionais. Outras informações podem ser obtidas pelo site www.crars.org.br.

Fonte: Imprensa CRA-RS
Autor: Rafaela Johann
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br