TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
"Não é justo que Banrisul assuma os riscos da construtora", afirma Tarso
   
     
 


26/02/2012

"Não é justo que Banrisul assuma os riscos da construtora", afirma Tarso
Andrade Gutierrez culpou o banco pelo atraso nas obras do Beira-Rio

Andrade Gutierrez culpou Banrisul pelo atraso nas obras do Beira-Rio<br /><b>Crédito: </b> Cristiano Estrela / CP Memória
Andrade Gutierrez culpou Banrisul pelo atraso nas obras do Beira-Rio
Crédito: Cristiano Estrela / CP Memória

O governador Tarso Genro reagiu à nota divulgada neste sábado pela construtora Andrade Gutierrez. Após a atividade de interiorização do governo, realizada em São Lourenço, na zona Sul do Estado, Tarso disse que "não é justo nem adequado que o Banrisul assuma os riscos da empresa". "(Essa é) uma visão completamente equivocada das funções da iniciativa privada e também do Estado", afirmou o governador". Tarso Genro ressaltou que o Estado pode abrir mão dentro do interesse público e não de empresas que não queiram assumir riscos de seus negócios.

Nessa sexta-feira, o presidente do Banrisul, Banrisul, Túlio Zamin, afirmou que analisou a proposta da Andrade Gutierrez (AG) para a reforma do Beira-Rio há cerca de um mês e rechaçou o empréstimo – nos termos apresentados pela construtora. Segundo ele, apesar de os recursos terem origem no BNDES, um banco da União, o Banrisul serviria como uma espécie de avalista da operação. “Avaliamos a proposta e não a consideramos apta à aprovação. A Andrade Gutierrez, se quiser, pode procurar outro banco para fazer a operação”, declarou.

“A operação não está minimamente estruturada do ponto de vista das garantias para o banco aprová-la”, disse o presidente do Banrisul, assegurando que não pretende voltar atrás em sua decisão, a menos que as garantias oferecidas pela AG sejam outras.

O presidente do Inter, Giovanni Luigi, disse nessa sexta-feira que mantém a confiança no desfecho favorável do imbróglio que envolve a reforma do estádio colorado. Neste sábado, a Andrade Gutierrez publicará uma nota afirmando que o Banrisul ainda não aceitou as garantias financeiras apresentadas para a obtenção do empréstimo necessário para a obra.

Giovanni tomou conhecimento do texto através da reportagem do Correio do Povo e o considerou o texto positivo: "Está claro que a Andrade Gutierrez fez a sua parte, assim como o Inter. Falta só o Banrisul aprovar”, avalia o dirigente.

Para reformar o Beira-Rio, a AG está formando uma Sociedade de Propósito Específico (SPE). Para tanto, buscou sócios, que entram com parte do dinheiro. A AG entra com somente 20% dos cerca de 300 milhões que serão necessários à obra. Agora, a construtora busca aprovar o financiamento. O Banrisul é o agente repassador. Ele pega o dinheiro do BNDES e repassa para a SPE. No entanto, o banco gaúcho ainda não aprovou as garantias de que a SPE conseguirá honrar com o pagamento do empréstimo. Por isso, não liberou o dinheiro.

Todos os grandes estádios que estão sendo construídos neste momento no Brasil receberam ou receberão dinheiro do BNDES via ProCopa, uma linha de crédito especial para este fim.

Fonte: Correio do Povo
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br