TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Protesto na saúde
   
     
 


06/03/2012

Protesto na saúde
Dentistas abrem a boca contra nova tabela imposta por planos
 
Joaquim Cerveira, presidente do CRO-RS  

Cinquenta entidades de classe, incluindo o Conselho Regional de Odontologia/RS (CRO/RS), se reuniram sexta-feira, 2, em Salvador, para definir medidas contra a Rede Unna, que integrou a operação de nove planos odontológicos.

Os dentistas conveniados aos planos se queixam da nova tabela imposta, com valores até 65,5% mais baixos. Entre as propostas encaminhadas consta o encaminhamento jurídico contra a fusão operacional dos planos e consulta ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica.

"Acredito tratar-se de um cartel... que atua de forma a aviltar os valores pagos aos dentistas. Se for o caso, vamos agir juridicamente", afirma o presidente do Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul, Joaquim Cerveira.
 
A Rede Unna integrou a operação de Bradesco Dental, OdontoPrev, Sepao, Prontodente, Rede Dental, Biodent, Care Plus Dental, Dentalcorp e OdontoServ, que juntos respondem por 42% do mercado de planos odontológicos. Para o cliente, nada mudou - até as carteirinhas continuam as mesmas. Já os dentistas tiveram de assinar novo contrato com a Rede Unna, passaram a prestar contas a um só sistema, e receberam nova tabela para o ressarcimento dos procedimentos. E aí se concentram as críticas.

"Eles uniram as nove empresas e nivelaram o valor dos procedimentos pelo mais baixo. A Rede Unna paga R$ 2,47 por uma radiografia, quando antes o dentista recebia R$ 7,07", afirmou Cerveira. Também é considerada abusiva a exigência de anexar ao prontuário do paciente radiografia anterior e posterior ao tratamento, como forma de comprovar o atendimento. A cobrança contraria portaria 453 do Ministério da Saúde, que proíbe exames radiológicos para fins periciais. "A radiografia tem efeito cumulativo e por isso só pode ser realizada se tiver vantagem para o paciente. Em vez de contratar um perito para auditar os tratamentos - e não somos contra isso -, essas empresas usam radiografias. É uma economia em prejuízo do paciente", destaca Cerveira.

Fonte: Imprensa CRO-RS
Autor: Cristina Forte
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br