TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Suécia diz que OMS decidiu declarar pandemia da nova gripe
   
     
 


11/06/2009

Suécia diz que OMS decidiu declarar pandemia da nova gripe
Reunião do comitê de emergência aconteceu em Genebra

Declaração oficial deve ser feita após o meio-dia (horário de Brasília)

O governo sueco se antecipou à entrevista coletiva de representantes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e divulgou um comunicado informando que a que a nova gripe A (H1N1) encontra-se em situação de pandemia. O comitê de emergência da OMS se reuniu por teleconferência, e o anúncio oficial deve ser feito apenas ao meio-dia (horário de Brasília).

 Foto: AP Foto: AP

Crianças usam máscaras em escola de Hong Kong. Autoridades do país ordenaram o fechamento de escolas primárias por duas semanas após a confirmação do primeiro caso de contágio local pela novo gripe. China e Hong Kong já registram 160 casos da doença. (Foto: AP)

Na quarta-feira (10), a diretora-geral da OMS, Margaret Chan conversou com os ministros de saúde dos países mais afetados pelo vírus. Segundo a porta-voz da OMS, Fadela Chaib, Chan consultou "os ministros dos sete ou oito países mais afetados".

A OMS havia reconhecido nesta semana que a declaração de uma pandemia era iminente, e disse que ainda não havia ocorrido porque era preciso preparar o mundo para que entenda esse passo corretamente.

"O vírus continua se estendendo pelo mundo, e a atividade do mesmo está aumentando em diferentes países. Estamos cada vez mais perto de uma situação pandêmica, mas a OMS está trabalhando duro para preparar os países e as pessoas", disse o diretor-geral adjunto, Keiji Fukuda. 

"Queremos que seja muito bem entendida a mensagem se declaramos a fase 6 de pandemia, isso significa que o vírus se estende e que há contágios estáveis em comunidades em países de várias regiões", assinalou Fukuda.

Porém ele esclareceu que "isso não significa que o vírus tenha se tornado mais grave, que a doença seja mais séria e que a taxa de mortalidade tenha aumentado". Até agora, um total de 26.563 casos foram comunicados à OMS por parte de 73 países, com 140 mortes.

Foto: AFP

Crianças usam máscaras em escola de Hong Kong. Autoridades do país ordenaram o fechamento de escolas primárias por duas semanas após a confirmação do primeiro caso de contágio local pela novo gripe. China e Hong Kong já registram 160 casos da doença. (Foto: AFP)

Fonte: G1
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br