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Jornal do Consumidor desta 2ª feira (16/4), na Net Cidade de Porto Alegre e região metropolitana
   
     
 


15/04/2012

Jornal do Consumidor desta 2ª feira (16/4), na Net Cidade de Porto Alegre e região metropolitana
Consumidor RS visita a GS1 Brasil, em São Paulo, organização que trabalha reforçando a importância da padronização em benefício dos processos logísticos, comerciais e sociais

 
O Jornal do Consumidor desta segunda-feira (16/04/2012), exibido pela Net Cidade Canal 20 às 22h30 em Porto Alegre e na região metropolitana, apresentado pelo jornalista Alexandre Appel, traz como destaque a visita do CONSUMIDOR-RS à GS1 Brasil em São Paulo-SP. 

A GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação é uma organização multisetorial, sem fins lucrativos, cujo objetivo é disseminar o padrão GS1 na identificação, codificação e soluções para aumentar a eficiência da cadeia de suprimentos:


• Código de Barras
• EPC – Código Eletrônico de Produtos
• GDSN – Rede Global de Sincronização de Dados
• EDI – Troca Eletrônica de Dados

O alicerce do padrão GS1 é a visibilidade permitida por seu Sistema de Identificação único e global, cujos dados são utilizados para desenvolver soluções de captação automática de itens e comunicações eletrônicas de negócios.

O Sistema GS1 é aplicado em mais de 20 diferentes setores, desde produtos de alto consumo, logística, transporte, até segmentos específicos como saúde, defesa, aeroespacial, etc. A GS1 Brasil integra uma rede composta por 108 Organizações Membro ao redor do mundo, com sede em Bruxelas, sendo o padrão GS1 utilizado em 150 países, com mais de um milhão de empresas associadas.

GS1 BRASIL E SUA HISTÓRIA  
 
Há 27 anos promovendo a automação comercial em todo país, a GS1 Brasil fomenta a economia e a cadeia de suprimentos nacional, inserindo associados e parceiros numa rede global de crescimento contínuo e sustentável  

Constituída oficialmente em 8 de novembro de 1983, a ABAC - Associação Brasileira de Automação Comercial - atualmente GS1 BRASIL, foi concebida em fevereiro daquele ano, quando a SEI - Secretaria Especial de Informática - convocou empresas do comércio para elaborar um documento refletindo as necessidades do setor com relação a automação comercial. Em dezembro de 1984, o Ministério da Indústria e Comércio decide dar pleno apoio a ABAC para orientar e administrar a implantação do Código Nacional de Produtos no país, seguindo o padrão EAN International.

Em 1994, com o objetivo de fortalecer a imagem da Entidade em todos os seus campos de atuação, a Associação Brasileira de Automação Comercial mudou sua sigla de ABAC para EAN BRASIL. Desde então a Organização não parou de evoluir e em 2004 unificou os dois padrões de identificação para a Cadeia de Suprimentos utilizados no mundo por meio da união dos padrões EAN com o UCC, tornando a Associação totalmente global e consequentemente alterando seu nome para GS1 Brasil.

Desta forma, a GS1 Brasil (nova marca da EAN BRASIL) tem atuado no sentido de estabelecer normas técnicas necessárias, promover a cooperação entre parceiros comerciais, assegurar apoio aos empresários , divulgar novas tecnologias e, principalmente, incentivar a modernização. 

O momento atual da GS1 Brasil na palavra de seu presidente João Carlos de Oliveira

 
  João Carlos de Oliveira, presidente da GS1 Brasil

A adoção de uniformes inteligentes no interior da Bahia chamou minha atenção no final de março. Por meio da tecnologia RFID, 20 mil alunos das escolas municipais de Vitória da Conquista tiveram chips instalados em suas camisetas, permitindo que seus pais acompanhem sua entrada na escola. Um sensor registra a entrada do estudante e envia um SMS para o responsável. Essa iniciativa demonstra quanto a tecnologia e a rastreabilidade estão se aproximando e beneficiando pessoas. E a GS1 Brasil tem trabalhado para isso.

Um bom exemplo de nosso empenho nessa questão é a parceria desenvolvida com o exército brasileiro, que por meio dessa tecnologia já rastreia e controla uniformes, calçados, capacetes e material de acampamento, aperfeiçoando a estratégia de automação de operações logísticas. Também levamos o tema para a 24° Edição do Super Rio Expofood, no Rio de Janeiro, tratando a rastreabilidade e a segurança na cadeia de suprimentos para os players de varejo e distribuição.

Ter a possibilidade de rastrear alimentos é sinônimo de segurança para distribuidores, fabricantes e, principalmente, para os consumidores. Novamente, é a tecnologia a favor das pessoas. No caso de ser detectado algum tipo de contaminação em um lote específico, por exemplo, é possível identificar a proveniência e localização de cada item e, dessa forma, retirar de circulação todo o lote contaminado em tempo real.

Os uniformes inteligentes na Bahia, a iniciativa do exército brasileiro e a discussão sobre a rastreabilidade de alimentos só reforçam a importância da padronização em benefício dos processos logísticos, comerciais e sociais. A GS1 Brasil entende essa demanda e, por isso, trabalha para disseminar seus benefícios à sociedade e aos nossos associados no intuito de auxiliá-los no aprimoramento de seus negócios. Que venha abril, com novas oportunidades de levarmos nossas soluções adiante.

Fonte: Consumidor RS
Autor: Redação
Revisão e edição: Redação

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