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Desafios da educação no Brasil foram debatidos no 25º Fórum da Liberdade
   
     
 


17/04/2012

Desafios da educação no Brasil foram debatidos no 25º Fórum da Liberdade
Cláudia Costin e Stephen Hicks abordaram "Educação: obedecer, pensar ou criar?"

 

A secretária Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Cláudia Costin, e o Ph.D e doutor em filosofia, Stephen Hicks, estiveram no palco do 25º Fórum da Liberdade para tratar sobre os desafios da educação no Brasil. Costin se diz otimista, mesmo que o país ainda tenha muitos desafios a serem vencidos. A taxa de analfabetismo no Brasil é de 9,63%, maior do que na Colômbia (8,4%) e México (8%). “É um índice elevado. Temos que evitar que as novas gerações sejam analfabetas”, afirmou. 

A escolaridade média da população de 15 anos ou mais é de 7,3 anos e o acesso ao ensino fundamental, atualmente, é de 97%, sendo que em 1930 era de 21,5%. A Secretária ressaltou a precária atuação de engenheiros e tecnólogos no país. “Não temos gente preparada, em função da não aprendizagem nas escolas. No 9º ano, apenas 14,8% dos alunos aprenderam o que deveriam em matemática”, revelou.

A estratégia que está sendo implantada para melhorar a educação no Rio de Janeiro é focada na aprendizagem, com currículo bimestral, provas, reforço escolar competente, conceito de avaliação nas escolas, piso salarial para o professor, material pedagógico adequado e estruturado, e ênfase grande em alfabetização. “A ideia é formar jovens autônomos, liberais, competentes e capazes de pesquisar sozinhos, sentindo-se protagonistas e não questionando sobre o que o Estado fará por eles”, completou.

O doutor em filosofia e professor da Rockford College, nos Estados Unidos, Stephen Hicks, tratou sobre o espírito inovador, empreendedor e criativo da cultura americana. “Diferentemente do que as pessoas pensam, o empreendedorismo não é ensinado nas escolas. O que a cultura dos EUA faz muito bem é o que eles promovem fora das escolas. As atividades extracurriculares são fatores que inspiram o espírito empreendedor”, frisou. Aulas de música, esportes, visitas a museus e galerias são investimentos que ocorrem desde cedo nas famílias americanas. “Há quase uma obsessão. Com os esportes, por exemplo, as crianças aprendem disciplina, sucesso, fracasso, competição e esforço”, enfatizou.

Para Hicks, empreendedores bem-sucedidos fazem algo que gostam, com liberdade. “O segredo da educação para o empreendedorismo é a liberdade, a diversão, a criatividade, a coragem e a automotivação”. O professor ainda cita quatro conceitos-chave sobre a educação para o empreendedorismo: estrutura positiva, ou seja, manter a curiosidade natural das crianças e criar ambiente convidativo à criatividade; escolhas, por ser importante permitir que as crianças descubram coisas sozinhas e que aprendam o hábito de fazer suas próprias decisões; a diversão séria; e a facilidade de acesso, alinhada com o papel dos pais e professores de impor limites, criando ambientes seguros para que elas se desenvolvam e assumam a liderança.

Fonte: Imprensa Fórum da Liberdade
Autor: Vivian Schneider e Maria Maurente
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

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