TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
“Drogadição é uma agenda permanente”, salienta Marcelo Dornelles
   
     
 


17/04/2012

“Drogadição é uma agenda permanente”, salienta Marcelo Dornelles
Promotor integrou o painel sobre Drogas, Violência e Liberdade, ao lado do deputado Efraim Filho, durante o segundo dia do 25º Fórum da Liberdade. Dois dias do evento reuniram cerca de 5,5 mil pessoas

O promotor Marcelo Dornelles e o deputado federal Efraim Filho participaram, nesta terça feira (17) do painel Drogas, Violência e Liberdade, que encerrou o segundo dia de atividades da 25ª edição do Fórum da Liberdade, promovido pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE) no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre. Nos dois dias de duração do evento, o IEE contabilizou a participação de cerca de 5,5 mil pessoas nos painéis e atividades paralelas realizadas no Centro de Eventos da PUCRS.

Dornelles ressaltou que o enfrentamento ao vício em drogas passa primordialmente pela multiplicação de informações qualificadas, transmitidas às crianças e adolescentes cada vez mais cedo. “O assunto da drogadição não se esgota nunca e tem de gerar uma agenda de ação permanente”, defende. O promotor enumerou o aumento da repressão, o tratamento ao drogadito e a prevenção como principais eixos no combate às drogas.

Segundo o promotor, essas ações se fazem necessárias, pois o avanço das drogas está intimamente relacionado ao crescimento da violência urbana e familiar e desestruração da sociedade. Dados apresentados por Dornelles mostram que 90,7% dos municípios brasileiros já tiveram contato com o crack. No Rio Grande do Sul, essa proporção é de 84,51%. “A maioria dos homicídios no Brasil têm ligação com o tráfico e usuários de drogas, assim como os casos de violência doméstica”, alerta. Atualmente, 3% de todos os brasileiros usa algum tipo de droga em seu cotidiano, de acordo com Dornelles.

Para o deputado Efraim Filho, o problema tende a se agravar, dado o pouco investimento efetivo do governo no tocante justamente aos programas de prevenção, acolhimento aos usuários e repressão ao tráfico. Em 2012, dos quase R$ 200 milhões orçados para o direcionamento a esse tipo de programas, apenas R$ 1,2 milhão foi investido até agora. “Estamos usando paracetamol para tratar um câncer”, metaforizou o deputado, salientando a desproporção entre investimentos e o crescimento do uso do crack: em quatro anos, o uso da droga aumentou 700%, de acordo com o Ministério da Saúde.

Efraim pontuou ainda a ineficácia de possibilidades debatidas, com a descriminalização das drogas. “O Estado brasileiro não é preparado para este tipo de medida porque tenderia a passar a responsabilidade sobre o drogadito à família, à escola e à igreja, oficializando sua incapacidade em tratar o tema de maneira competente”, concluiu.

O Fórum da Liberdade 2013 já tem data marcada para os dias 8 e 9 de abril.

Sobre o IEE

O Instituto de Estudos Empresariais foi fundado em Porto Alegre há 27 anos por 20 integrantes. Atualmente conta com cerca de 150 associados ativos, entre 20 e 35 anos, que participam semanalmente de eventos internos de desenvolvimento e formação. A entidade tem como intuito a formação de jovens lideranças empresariais que se comprometam com um modelo de organização social e política para o Brasil, baseado no ideal democrático de liberdades individuais e orientados na defesa e manutenção dos valores da economia de mercado e da livre iniciativa. Como pioneiro e referência na formação de líderes, o IEE foi modelo para instauração de entidades semelhantes em outras capitais brasileiras, como São Paulo, Belo Horizonte e Vitória. Desde 1988 o IEE promove anualmente o Fórum da Liberdade - evento consagrado nacionalmente e considerado o maior evento liberal da América Latina.

Fonte: Imprensa Fórum da Liberdade
Autor: Vivian Schneider e Maria Maurente / Foto: Tiago Trindade
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br