TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Sessenta e um por cento dos brasileiros querem parcelar compras em 2012, diz pesquisa da Acrefi
   
     
 


08/05/2012

Sessenta e um por cento dos brasileiros querem parcelar compras em 2012, diz pesquisa da Acrefi
Itens mais desejados são celular, notebook e tablet. Financiamento é a modalidade preferida para aquisição de automóveis.
 

A maioria dos brasileiros pretende parcelar a maior parte das compras de bens de consumo em 2012, mostra pesquisa realizada pela Acrefi - Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento  e pelo Instituto Data Popular. Segundo o levantamento, 61% dos brasileiros desejam comprar a prazo, enquanto 39% declararam querer fazer compras à vista.

A pesquisa aponta ainda que os três produtos mais desejados pelos brasileiros em 2012 são: celular (por 37 milhões de pessoas), notebook (32,4 milhões) e tablet (25,6 milhões).

"A maioria prefere parcelar as aquisições de notebooks e tablets. Em relação à compra de celulares, a preferência é pelo pagamento à vista", afirma o economista-chefe da Acrefi, Nicola Tingas.

De acordo com a pesquisa, tanto as classes A e B quanto as emergentes (C, D e E) declaram que pretendem comprar a maioria dos bens a prazo em 2012. "Apenas para os casos de fogão e jogo de quarto, pagamento à vista é o preferido", afirma o sócio-diretor do Instituto Data Popular, Renato Meirelles.

A pesquisa "Desejos de Consumo do Brasileiro em 2012" foi realizada entre dezembro de 2011 e janeiro de 2012, com 1019 entrevistados de todo o país.

Financiamento de veículos

O levantamento também indica que o financiamento é a modalidade preferida para aquisição de automóveis. Segundo apesquisa, 1,7 milhões de brasileiros pretendem adquirir uma motocicleta nova ou usada esse ano. Quanto à utilização do financiamento para aquisição, 86,8% dos entrevistados das classes C, D e E pretendem optar por essa modalidade de pagamento, enquanto a adesão das classes A e B é de 78,4%.

Quanto a automóveis, 8,5 milhões de brasileiros afirmam pretender comprar esse ano um carro novo ou usado. Nessa modalidade, o percentual de consumidores das classes emergentes que pretendem optar por financiamento é de 71,5%, enquanto que intenção da alta renda é de 75,3%.

O financiamento bancário é considerado a via de aquisição de veículos preferida das classes emergentes, com a adesão de 40,8%. Em seguida, vem o pagamento à vista (33,9%), financiamento da loja (12,7%), leasing (7%) e consórcio (5,7%). Na alta renda, o financiamento bancário representa 33,5% dos pagamentos para aquisição de veículos, enquanto o pagamento à vista responde por 44,2%. Em seguida, o financiamento da loja (11,7%), leasing (7,6%) e consórcio (2,9%).

Fonte: G1 (São Paulo)
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br