TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Selo de qualidade para próteses de silicone pode ser insuficiente
   
     
 


11/05/2012

Selo de qualidade para próteses de silicone pode ser insuficiente
Entendimento é de que a certificação deveria ser internacional e não nacional
Crédito: Marcelo Matusiak  
 
Dra. Bianca Silva Marques  

A obrigatoriedade do selo de qualidade da Anvisa nas próteses mamárias poderá ser insuficiente para garantia do pleno desenvolvimento da medicina de qualidade. A avaliação é da médica Mastologista da Mamorad, Bianca Silva Marques. Segundo a especialista o conceito, apesar de positivo, conta com um lado negativo, pois qualifica apenas no âmbito nacional.

- Pouco interessa onde foi produzido. Deveria haver um selo que garantisse que o material é próprio, seguro e adequado para uso humano, seja na Namíbia ou em Nova York. Desta forma, lamento a necessidade de uma medida nacional, pois a saúde é, e sempre será, uma preocupação global-alerta Bianca.

O selo certificará a qualidade da prótese, mas não dispensará os cuidados e exames para eliminar quaisquer alterações. A prevenção pode fazer a diferença na vida das usuárias. Exames como mamografia, ultrassonografia e ressonância magnética podem identificar os problemas das peças precocemente.

- Qualquer paciente que percebe uma alteração mamária deve consultar seu médico. Baseado nos achados de exame físico, na idade e no padrão de constituição mamária, o médico poderá solicitar qualquer um ou combinação de exames para eliminar as dúvidas- completa a Mastologista.

As próteses mamárias de silicone importadas deverão ter selo de qualidade da Anvisa. A medida foi desenvolvida após o escândalo internacional envolvendo duas empresas fabricantes de implantes francesas. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) testará as próteses para averiguar aspectos como a resistência do material, a composição do silicone e os ensaios biológicos.

Mamorad

A Clínica Mamorad está situada em Porto Alegre, no bairro Bela Vista. A empresa tem 19 anos de atividade, passando por diversas transformações, sempre voltada ao diagnóstico por imagem das mamas. Foi a primeira clínica do Brasil idealizada com o foco exclusivo na mulher e no exame de mamografia, que continua sendo o método mais eficaz na detecção precoce do Câncer de Mama. A concepção do modelo da clínica foi criação de Radiá Pereira dos Santos, que há mais de 30 anos se dedica exclusivamente ao diagnóstico radiológico das doenças mamárias, pois possui o título de especialista em radiologia e mastologia, pelas respectivas entidades de especialidade médica oficiais.

Fonte: Imprensa
Autor: Marcelo Matusiak
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br