TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Cadastro positivo pode ser a solução para o financiamento de veículos
   
     
 


13/05/2012

Cadastro positivo pode ser a solução para o financiamento de veículos
Atualmente, apenas o cadastro negativo é considerado na hora de liberar financiamentos para o consumidor
 

A regulamentação do cadastro positivo pode ser a solução para flexibilizar o crédito para os financiamentos de veúiculos no Brasil.

Atualmente os agentes financeiros utilizam o cadastro negativo como referência para a concessão de crédito, ou seja, antes de liberarem o crédito as instituições realizam consultas no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), Serasa e outros órgão de registro histórico de crédito.

Segundo o economista especializado em varejo automotivo, Ayrton Fontes, no dia 10 de junho do ano passado, a presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que cria o cadastro positivo com três vetos ao texto original. A regulamentação do Cadastro Positivo já está em fase final, já que os representantes do setor privado e do governo devem chegar a um acordo em até 40 dias.

Com o Cadastro Positivo, o consumidor terá consolidado seu histórico de bom pagador e isso facilitará liberação de crédito para os financiamentos, além de poder contar com taxas de juros mais baixas .

Cadastro positivo em outros países

Fontes explica que o Brasil foi o último país do G20 e dos BRICs a aprovar o cadastro positivo. Em outros países como nos Estados Unidos, por exemplo, a implantação deste sistema trouxe benefícios significativos para economia.

No País, o acesso dos consumidores ao crédito dobrou passando de 40% para 80% após a implantação. Já no Chile, as mulheres aumentaram a participação no mercado de crédito, enquanto no México, a população de baixa renda teve grande acesso ao crédito.

Já na Alemanha onde o crédito era pouco difundido, superou em três vezes a média internacional. Na China, o crédito é mais que o dobro do PIB (Produto Interno Bruto) do país, sendo que antes da implantação do sistema, o crédito era muito raro e havia exigência de muitas garantias.

Na Coréia do Sul, os resultados foram ainda mais positivos, já que com o sistema a inadimplência das famílias caiu de 10% para 1,1%.

Segundo o especialista, o Cadastro Positivo também irá contribuir para o País com a redução do spreads bancários devido a diminuição do risco, além de diminuir a inadimplência e o aumenta significativamente a oferta de crédito ao consumidor.

Fonte: InfoMoney
Autor: Welington Vital de Oliveira
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 1 comentários


ARI PEREIRA 
Já era tempo de o Brasil aprovar isso como norma. Mas não acredito que em grandes quedas das taxas de juros, pois na realidade os bancos e financeiras sempre tiveram acesso aos dados "positivos" dos seus clientes, só não os usa porque não quer. Mas usam os dados negativos para justificarem juros dignos de agiotagem, alegando alta taxa de risco no pais. Isso é o Brasil !!! Ari Pereira (DR_SMITH) dr_smith@solar.com.br
14/05/2012 
   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br