TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Supermercados gaúchos projetam crescimento de 7% nas vendas para as festas juninas
   
     
 


21/05/2012

Supermercados gaúchos projetam crescimento de 7% nas vendas para as festas juninas
Alta do dólar e restrições à importação de produtos argentinos beneficiarão o vinho gaúcho
Cada vez mais marcantes no calendário promocional dos supermercados gaúchos, as Festas Juninas deverão alavancar as vendas do setor a partir dos próximos dias. Segundo estimativa do presidente da Associação Gaúcha de Supermercados, Antônio Cesa Longo, o crescimento na comercialização de produtos típicos para as comemorações deverá ser de 7% na comparação com o ano passado. Desde o começo desta semana, o setor já se prepara para as comemorações de junho, que celebram Santo Antônio (13), São João (24) e São Pedro (29).
 
Tradicionais no Nordeste do País, as Festas Juninas vêm ganhando força e se popularizando também no Sul. No período, os produtores de canjiquinha e amendoim torrado aumentam as vendas em até 700% em relação aos demais meses do ano, enquanto a procura por pipoca para panela cresce 350% e as vendas de pipoca de microondas sobem, em média, 300%. As fabricantes gaúchas de doces derivados da cana-de-açúcar, como a Da Colônia, de Santo Antônio da Patrulha, chegam a dobrar seu faturamento no período e mantém o crescimento até o fim do inverno. Segundo Longo, o clima com estações mais bem definidas do Sul do País permite que os supermercados locais planejem melhor suas estratégias promocionais sazonais. “No inverno, crescem sopas, rapaduras e chocolates. No verão, sobem as vendas de itens como cerveja, frutas e inseticidas”, lembra o presidente da Agas.
 
Os supermercadistas negociaram preços dos produtos típicos com os fornecedores e estão garantindo a decoração das lojas e a montagem de barraquinhas. A degustação da pipoca, quentão, pé-de-moleque, bolo de fubá, mandioca, broas de milho e canjica, entre outros, é outro fator decisivo nas vendas. “São em datas como esta que as pequenas redes podem se diferenciar das grandes. A ornamentação com bandeirinhas e as degustações são mais praticadas pelos supermercados pequenos, o que confere um ambiente caseiro e familiar, como a data sugere”, aposta Longo. O supermercadista lembra que, especificamente neste ano, o mês de junho será um dos melhores para o setor, pois haverá cinco sextas-feiras e cinco sábados, aumentando o tempo disponível para as festas.
 
Vinhos brasileiros em alta 
 
Os vinhos importados perderão espaço nas Festas Juninas de 2012, devido à alta do dólar e aos investimentos da indústria vinícola gaúcha na qualificação dos vinhos nacionais. O presidente da Associação Gaúcha de Supermercados projeta um crescimento de até 40% em volume, nos meses de junho e julho, nas vendas dos vinhos nacionais, na comparação com janeiro deste ano. “Além disso, os vinhos brasileiros ganham a preferência do consumidor na preparação do tradicional quentão”, lembra Longo.

Fonte: Agas
Autor: Imprensa
Revisão e edição: André Lacasi

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br