TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Crise econômica na Europa prejudica mercado voluntário de carbono
   
     
 


22/05/2012

Crise econômica na Europa prejudica mercado voluntário de carbono
Tema será apresentado pelo diretor de negócios da Austral Consultoria (Porto Alegre/RS), Cristiano Mc Mannis, no terceiro dia do III Fórum Brasileiro de Energia
A crise econômica que atinge a Europa desde o final de 2008 não está prejudicando apenas o setor financeiro do continente. O meio ambiente também está sofrendo com esta situação em decorrência do desinteresse dos países que formam o Mercado Comum Europeu acerca do mercado voluntário de carbono. Este tema será apresentado pelo diretor de negócios da Austral Consultoria (Porto Alegre/RS), Cristiano Mc Mannis, no terceiro dia do III Fórum Brasileiro de Energia, que acontece entre os dias 11 e 13 de junho no Hotel Viale Cataratas (Rod. das Cataratas, 2420 - Km 2,5 - Vila Iolanda), no município de Foz do Iguaçu/PR. 
 
“A impossibilidade de acordo entre as partes e a crise europeia levaram a esta falência do sistema do MDL - Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, com queda nos preços médios de 12 euros para menos de 4 euros em um período de apenas um ano. Este recuo inviabilizou a continuidade de inúmeros projetos, default de contratos, entre outros problemas”, avalia Mc Mannis. Ele explica que o mercado de carbono surgiu como alternativa ao regulatório - instituído pelo Protocolo de Kyoto -, tendo em vista que, por falta de acordo entre seus signatários, não contemplava determinadas áreas de mitigação de GEEs (Gases do Efeito Estufa), como, por exemplo, florestas comerciais e o REDD (Redução de Emissões ao evitar Desmatamento ou Degradação).
 
Em relação ao Brasil, a questão dos projetos de carbono voluntário é ainda recente, tendo em vista que até então predominavam projetos sob a égide do MDL. Mc Mannis destaca que a maioria dos projetos de carbono voluntário é de florestas comerciais, REDD e projetos que estão sendo migrados do MDL para o sistema voluntário. “A razão de ser do MDL é regulatória, enquanto o carbono voluntário advém de compromissos assumidos por empresas que realizaram seus relatórios de emissões, muitas vezes em seus relatórios de sustentabilidade (GRI ou outro padrão) e decidem comprar créditos de projetos que reduziram emissões de GEEs”, finaliza o diretor de negócios da Austral Consultoria.
 
Sobre o Fórum:
 
O III Fórum Brasileiro de Energia, que acontece entre os dias 11 e 13 de junho no Hotel Viale Cataratas (Rod. das Cataratas, 2420 - Km 2,5 - Vila Iolanda), no município de Foz do Iguaçu/PR, busca contribuir para a criação de um ambiente que promova relações comerciais sustentáveis, incorporando a difusão de políticas e programas que visem o uso eficiente dos recursos energéticos e suas formas renováveis. O evento tem como público alvo empresários, concessionárias, reguladores, departamentos de serviços de governos, federações, fabricantes de equipamentos, agentes financeiros, instituições de ensino e pesquisa.

Fonte: Amorim
Autor: Imprensa
Revisão e edição: André Lacasi

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br