TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Plano estratégico governamental
   
     
 


28/06/2009

Plano estratégico governamental
Brasil busca investimentos para a indústria de semicondutores

Em 25/06 aconteceu, em Nova York (EUA), o Invest in Brasil, evento realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e pela Câmara de Comércio Brasil-EUA de Nova York, com o objetivo de apresentar a empresários, investidores e formadores de opinião as oportunidades de investimentos em tecnologia e inovação no Brasil. A iniciativa deve beneficiar significativamente o Programa de Atração de Investimentos Estrangeiros em Microeletrônica (PAIEM), executado no âmbito da Política de Desenvolvimento Produtivo do Governo Federal, que passa a contar com uma estratégia especial para a divulgação do setor brasileiro de semicondutores em outros países.

Elaborado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com a APEX-BRASIL, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o plano estratégico para atração de investimentos do PAIEM apresenta as principais razões para se investir na indústria brasileira de semicondutores, como a liderança econômica do Brasil, o forte mercado consumidor, a competitividade global, a excelência em mão-de-obra, a infraestrutura, a segurança do ambiente de negócios, os incentivos oferecidos, entre outros fatores. “É fundamental destacarmos aos investidores do setor, por exemplo, que o Brasil é líder mundial em serviços bancários via internet e e-governo, é auto-suficiente em petróleo, está entre os maiores produtores de aviões comerciais e de jatos executivos, além de ser um dos principais mercados mundiais de telefones celulares, internet, máquinas copiadoras, televisores, geladeiras, entre outros”, destaca Pedro Alem, responsável pelo projeto na ABDI.

O Invest in Brasil pretendia reunir cerca de 150 potenciais investidores, criteriosamente selecionados entre multinacionais, escritórios de investimentos, fundos gestores com foco nos setores de alta tecnologia, jornalistas, consultores especializados e representantes de universidades e centros de P&D. “Vamos mostrar a eles que o Brasil – hoje a 9ª maior economia do mundo – destaca-se pelo seu crescimento econômico, pelo controle da inflação, pela estabilidade política e social, entre outros fatores que garantem a credibilidade e o crescimento sustentável do País”, explica Alem.

Mercado

Um dos principais pontos destacados nesse plano estratégico para atração de investimentos é o forte mercado consumidor de semicondutores presente no Brasil. Além disso, o País conta com companhias globais instaladas em seu território, além de multinacionais brasileiras. Atualmente, entre os principais atores da indústria de semicondutores no Brasil figuram empresas como Freescale Semiconductor, Smart Modular Technologies e Semikron, além do CEITEC, empresa brasileira especializada no desenvolvimento e produção de circuitos integrados de aplicação específica. “O CEITEC é hoje o grande destaque da produção nacional de semicondutores e é reconhecido como modelo no segmento de microeletrônica. Ele estimula fortemente a formação e a capacitação de mão-de-obra especializada no Brasil, além da modernização de outros setores industriais na América Latina”, finaliza Alem. 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social ABDI
Autor: Marcia Oleskovicz, Maruska Freitas, Mécia Menescal e Bianca Smolarek
Revisão e edição: Emily Canto Nunes

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br