TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Cai intenção de compra do brasileiro
   
     
 


03/07/2009

Cai intenção de compra do brasileiro
Em especial para celular e computador

SÃO PAULO - Devido à crise, a intenção de compra do brasileiro caiu em 2009, sobretudo com relação a computadores e celulares, que apresentavam tendência maior de crescimento, revelou pesquisa realizada pela Cetelem.

"Estamos mais para o comportamento do consumidor em 2006, longe da euforia que foi o ano passado", afirmou o presidente da Cetelem Brasil, Marcos Etchegoyen.

As classes D/E apresentaram a menor pretensão futura de compra e, quando concretizadas, em sua maior parte, elas deverão ser pagas de forma parcelada. A classe A/B também diminuiu a pretensão de compra, mas de forma menos brusca.

Itens
De acordo com o diretor presidente da Cetelem, Marc Campi, a intenção de compra na Europa despencou, o que não aconteceu aqui no Brasil.

Sobre os computadores e celulares, que reverteram a tendência que era observada e tiveram diminuição em intenção de compra, um dos motivos apontados por ele está na restrição do crédito, que foi um dos efeitos da crise no Brasil.

"Claramente também há um nível de equipamentos muito forte no Brasil, de pessoas que já compraram os produtos. Além disso, tradicionalmente, quando diminui a confiança no futuro, diminui a intenção de compras de bens de longo prazo", completou.

No topo
Apesar da diminuição da intenção de compra, móveis, eletrodomésticos e gastos com lazer continuam sendo desejos de consumo dos brasileiros, conforme mostra a tabela abaixo, que descreve a pretensão em 2007 e em 2008, para os anos seguintes: 

Item 2007 2008
Eletrodomésticos 37% 36%
Móveis 37% 34%
Lazer/Viagem 27% 27%
Telefone celular 24% 21%
Computador para a casa 20% 17%
TV, HI FI e Vídeo 18% 16%
Carro 17% 14%
Decoração 18% 14%
Ferramentas para trabalho geral 13% 11%
Propriedades 13% 10%
Equipamentos esportivos 8% 8%
Moto 8% 7%
Fonte: Cetelem Brasil

Fonte: InfoMoney
Autor: Flávia Furlan Nunes
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br