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O varejo no Brasil
   
     
 


06/07/2009

O varejo no Brasil
Juros menores para compras a prazo

Apesar da crise econômica, os juros promocionados pelo comércio de todo o Brasil registraram quedas consecutivas no 1º semestre de 2009, segundo pesquisa da Shopping Brasil – consultoria especializada em varejo. “Acompanhando a queda da taxa Selic, que de janeiro a junho/09 foi de 32,72%, as taxas médias de juros anunciadas pelos varejos no Brasil caíram 25,49%”, explica o CEO, José Roberto Resende.

No Rio Grande do Sul, a redução foi de 18,89%. No mês de junho, as taxas de juros do varejo ficaram em 3,8 a.m. (Brasil) e 4,2 a.m. (RS).

 

 

Para Resende, a queda no comércio é mais lenta que a da Selic pelo fato de que a definição das taxas não leva em conta apenas os juros. “O chamado Custo Efetivo Total inclui custos administrativos (como confecção de cadastro, abertura de crédito, postagem e inadimplência), e esses custos não diminuíram. Apesar disso, já houve uma queda muito significativa nos juros do comércio para os consumidores, que são os grandes beneficiados nesta tendência”, diz.

Prazo de pagamento

No que se refere aos prazos de pagamento, o varejo gaúcho oferta condições mais alongadas que nos demais estados brasileiros. No Brasil, parcelamentos entre 9 e 12 vezes representaram 57% dos anúncios do mês de junho de 2009, enquanto os acima de 12 vezes atingiram o índice de 34%.

No cenário gaúcho, os parcelamentos de 9 a 12 vezes foram 46%, seguidos de perto pelos acima de 12 vezes, com 45%. Os prazos registrados em junho de 2009 retomam os patamares do ano passado, pois no último mês houve uma redução nos prazos médios promocionais. “No Rio Grande do Sul, tradicionalmente, os prazos são mais longos. Isso se deve a força das redes regionais que contribuem para o alongamento do prazo. As redes regionais aqui são mais fortes do que nos outros estados”, ressalta Resende.

Os dados citados provêm de pesquisa realizada pela Shopping Brasil a partir de anúncios de jornais e revistas e encartes promocionais de 350 varejistas de eletroeletrônicos que atuam nas principais cidades do país e levam em conta a taxa efetivamente paga pelos consumidores.

Saiba mais sobre a empresa

A Shopping Brasil é uma empresa especializada em inteligência de mercado, focada no monitoramento do varejo. Tem como objetivo oferecer à indústria e ao varejo informações sobre preços, condições de pagamento e taxas de juros praticados pelo mercado. Sediada em Porto Alegre, atua nos níveis estratégico, tático e operacional de empresas localizadas no Brasil e no exterior. Conta com uma equipe de 60 funcionários e 200 correspondentes distribuídos nas principais cidades do país.

Atualmente, realiza o monitoramento dos principais varejos brasileiros, contabilizando aproximadamente 350 redes entre lojas de eletroeletrônicos e hipermercados. A coleta das informações se dá nas principais capitais e cidades do Brasil, exceto o AP, RO e RR (com IPC acima de 0,3%). Em sua carteira de clientes estão empresas como Grupo Pão de Açúcar, Wal Mart, Carrefour, Americanas, Ponto Frio, Ricardo Eletro, Lojas Colombo, Casas Bahia e Magazine Luiza, entre outros. 

 

 

 

 

 

Fonte: UFFIZI Consultoria em Comunicação
Autor: Marlise Mattos, Karla Pimentel e Cristiane Miglioranza
Revisão e edição: Emily Canto Nunes

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