TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Cidades mais caras do mundo
   
     
 


07/07/2009

Cidades mais caras do mundo
São Paulo e Rio despencam em ranking

SÃO PAULO - São Paulo e Rio de Janeiro despencaram do 25º para o 72º e do 31º para 73º lugar, respectivamente, no ranking das cidades mais caras do mundo para estrangeiros viverem.

De acordo com a pesquisa de Custo de Vida da Mercer, divulgada nesta terça-feira (7), apesar de perderem posição, as cidades brasileiras ocupam a segunda e terceira colocações quando considerada apenas a América do Sul, perdendo apenas para Caracas, na Venezuela, que ganhou 74 posições, passando de 89 em 2008 para 15 em 2009.

América do Sul
Na América do Sul, além das quedas de São Paulo e Rio de Janeiro e do avanço de Caracas, destaque para Bogotá, na Colômbia, que desceu do 87º para o 112º lugar, e Buenos Aires, na Argentina, que subiu 26 posições, alcançando o 112º lugar. "Embora o peso argentino tenha perdido valor em relação ao dólar americano, a alta taxa de inflação observada nos bens e serviços fez Buenos Aires subir no ranking," disse Nathalie Constantin-Métral, pesquisadora da Mercer.

"Contudo, os números apresentados refletem a realidade de março/2009, baseada no valor da moeda local, convertida em dólar americano naquele mês. Se a pesquisa fosse realizada hoje, São Paulo e o Rio de Janeiro ocupariam um lugar mais alto no ranking, uma vez que o valor do dólar americano está quase 20% mais baixo do que em março," acrescentou Alberto Mondelli, Diretor Geral da Mercer para o Sul de América Latina.

Mais cara e mais barata
O primeiro lugar do ranking, que analise 143 cidades em seis continentes, foi ocupado por Tóquio (Japão), que desbancou Moscou, na Rússia, que há três anos figurava no topo da lista. Já Johanesburgo (África do Sul) ficou na última posição, considerada a cidade mais barata para estrangeiros viverem.

Nova York é tida como a cidade referência na pesquisa, com 100 pontos. Tóquio ficou com 143,7 pontos na pesquisa, algo perto de três vezes a pontuação de Johanesburgo (49,6). Veja, na tabela abaixo, as dez cidades mais caras:

Colocação Cidade
Tóquio
Osaka
Moscou
Genebra
Hong Kong
Zurique
Copenhague
Nova York
Pequim
10º Cingapura

 


A pesquisa compara o valor de 200 itens em cada cidade, incluindo moradia, transporte, alimentação, vestuário, utilidades domésticas e entretenimento.

 

Fonte: Mercer

Fonte: InfoMoney
Autor: Patricia Alves
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br