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Brasileiros estão satisfeitos com compra feita via web
   
     
 


16/09/2009

Brasileiros estão satisfeitos com compra feita via web
Estudo realizado em agosto pelo e-Bit em parceria com o Movimento Internet Segura aponta que aquisição de itens pelos canais digitais foi aprovada por 87,29% dos consumidores

Comprar pela internet tem se tornado hábito cada vez mais comum entre os consumidores brasileiros. De acordo com estudo feito pelo e-Bit em parceria com o Movimento Internet Segura (MIS), setor da Câmara-e.net, no mês de agosto, a aquisição de itens pela rede foi aprovada por 87,29% dos consumidores brasileiros que usaram a rede no período, desempenho superior ao registrado em julho (87,02%), que já havia sido o maior desde o início da realização da pesquisa, em janeiro deste ano.

O estudo foi feito com mais de 128 mil pessoas em mais de 1.800 lojas virtuais do Brasil entre os dias 1 e 31 de agosto. Os critérios avaliados foram facilidade para comprar, seleção de produtos, informação, navegação, entrega no prazo, qualidade dos produtos e do atendimento, política de privacidade e manuseio e envio dos artigos comercializados.
 
David Reck, diretor da Enken, agência especializada em comunicação digital, explica que há alguns passos para chegar ao sucesso ao abrir uma loja virtual. De acordo com o executivo é muito importante que o empresário defina seus objetivos e a estratégia que será adotada, definindo quais linhas de produtos irá trabalhar, volume de investimento, formas de divulgação, como será realizada a operação logística, que é um dos pontos mais importantes do e-commerce, área de atendimento, entre outros aspectos.
 
Reck ressalta que além do consumidor estar mais voltado ao consumo via internet o momento no mercado é interessantíssimo para empresas de todos os portes. "O importante é descobrir um nicho que ainda não tenha sido explorado maciçamente e apostar nesse mercado", afirma. O E-Bit aponta uma estimativa de crescimento do mercado de e-commerce, para 2012, com faturamento de cerca de R$25 bilhões, contra os R$8 bilhões registrados no ano passado. "Ainda deve-se levar em conta que temos um grande player dominando o mercado (B2W - que detém as marcas Submarino, Americanas, entre outras), ou seja, há muitos espaços que devem ser explorados no mercado", explica Reck.
 
Outros pontos para os quais o empreendedor que deseja ter uma loja online deve estar atento são:
 
- Desenvolvimento de um bom projeto que passe confiança desde a parte visual da loja até as formas de atendimento e relacionamento com o cliente;
- Investir em publicidade: além de ser necessário para a venda, também ajudará a formar a marca no mercado;
- Utilizar uma boa e segura solução de e-commerce com diversas e seguras opções de pagamento;
- Criar estratégias de divulgação com depoimentos de clientes, relacionamentos com mídias sociais, blogs e canal de atendimento no Twitter.
- É essencial a loja utilizar algum bom serviço de webanalytics. Pode ser o Google Analytics, pois assim poderá medir os resultados dos acessos com precisão e realizar melhorias na loja, planejar ações com base nos relatórios e dados medidos, afinal este é o principal diferencial da internet, tudo pode ser medido e utilizado na tomada de decisões, com dados precisos e informações reais sem qualquer aproximação estatística.
 
Reck diz que o mais interessante para o pequeno empreendedor é buscar espaço em segmentos que não possuem volumes tão grandiosos, mas também não são explorados pelos grandes players, onde a concorrência fica mais fácil, principalmente quando o empresário já domina o segmento em questão. "Ou seja, é possível abrir uma livraria virtual, mas a concorrência com lojas já consagradas na web tornara o caminho um pouco mais complicado. Uma boa estratégia é focar em um nicho específico, ou que não seja coberto por essas gigantes".
 
"Definindo um bom planejamento, tendo uma divulgação eficaz direcionada ao público alvo e utilizando uma boa plataforma para e-commerce a possibilidade de chegar ao sucesso com uma loja virtual cresce consideravelmente", finaliza o executivo.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Paula Yokoyama e Audrei Franco
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

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