TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Brasil sedia 21º Fórum Internacional de advogados das viagens e do turismo
   
     
 


16/09/2009

Brasil sedia 21º Fórum Internacional de advogados das viagens e do turismo
Serão quatro dias de debates com novidades de todo o mundo em relação às leis que regem essas áreas

Entre os dias 3 e 6 de outubro acontece, pela primeira vez no Brasil, o IFTTA – Fórum Internacional de Advogados das Viagens e do Turismo. A Conferência, com programa dividido entre São Paulo e Ilhabela, unirá advogados, agentes de turismo e estudantes para debater a problemática do direito internacional voltado ao turismo. O objetivo é a harmonização internacional do ramo do Direito das Viagens e do Turismo, além de contribuir com as trocas de experiência com outros dez países.

Para a primeira Conferência Anual no Brasil, o IFTTA conta com o apoio da Associação Férias Vivas, ONG que busca garantir um turismo seguro no país. “Será uma oportunidade única de interação entre profissionais de vários países, para a discussão de importantes questões relacionadas ao direito das viagens e do turismo e a busca por uma padronização das normas que regem ou devem reger esses setores”, afirma Sílvia Basile, diretora-presidente de Férias Vivas.
 
Um dos destaques da Conferência é a participação do Secretário Geral da OMT – Organização Mundial do Turismo, Patrice Tedjini, e de representantes dos governos da Hungria e da Finlândia. Por parte das autoridades brasileiras estará presente o Coordenador Geral de Serviços de Turismo do Ministério do Turismo, Ricardo Moesch, além de acadêmicos, profissionais e vários especialistas do trade. 
 
Desde a aprovação da Lei Geral do Turismo, em setembro de 2008, o setor vive um momento esperançoso no Brasil. Junto com outras normas, o país poderá criar um ambiente favorável de apoio na busca de padrões regulamentares para a indústria de viagens e turismo, possibilitando uma abertura futura e coerente da padronização internacional desse ramo do direito.
“Há uma necessidade crescente da padronização internacional do Direito do Turismo, pois garantiria, por exemplo, maior segurança e respaldo aos turistas do mundo todo”, reforça Sílvia.
 
Os debates acontecem em torno de três temas principais: “Acidentes no setor de viagens e turismo – prevenção, administração de riscos e responsabilidades”; “Recentes desdobramentos nacionais e internacionais no direito de viagens e turismo” e “O turismo e seu impacto no meio ambiente”.
 
A escolha dos locais para a realização do IFTTA se explica pelo desejo de combinar o agito de uma cidade metropolitana como São Paulo com a tranqüilidade de um santuário ecológico, tradução para Ilhabela.
As inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas! Mais informações sobre o Fórum Internacional de Advogados de Viagens e Turismo estão disponíveis nos sites www.iftta.org e www.ifttabrasil.org.
 
Programação - 21º IFTTA - 2009
 
- 3 de outubro (sábado):
Horário: das 8h às 19h
Local: Parque do Ibirapuera – Pavilhão Ciccilio Matarazzo – Portão 3 – Prédio USP/MAC – Museu de Arte Contemporânea
 
- 4 de outubro (domingo):
Horário: das 9h às 12h10
Local: Parque do Ibirapuera – Pavilhão Ciccilio Matarazzo – Portão 3 – Prédio USP/MAC – Museu de Arte Contemporânea
13h – partida para Ilhabela
 
- 5 de outubro (segunda-feira):
Horário: das 9h às 18h
Local: Píer 151 – Av. Força Expedicionária Brasileira, 161 – Vila, Ilhabela
 
- 6 de outubro (terça-feira):
Horário: das 10h30 às 20h
Local: Píer 151 – Av. Força Expedicionária Brasileira, 161 – Vila, Ilhabela
 
- 7 de outubro (quarta-feira):
Horário: 10h – partida para São Paulo
Local: Píer 151 – Av. Força Expedicionária Brasileira, 161 – Vila, Ilhabela
 
Sobre o IFTTA
 
O IFTTA é uma organização internacional independente, dedicada ao intercâmbio profissional no que se refere aos aspectos jurídicos relacionados com as viagens e o turismo.
O Fórum foi concebido em novembro de 1983, em Jerusalém, durante a Conferência que abordou os aspectos jurídicos das Viagens e do Turismo. Desde então, o IFTTA já realizou 20 conferências em vários países, com o objetivo de estimular uma padronização internacional na regulação do direito de viagens e turismo, promovendo pesquisas nessa área.
Será a primeira vez que o IFTTA realiza o evento no Brasil e a segunda vez na América do Sul. Em 2004, quando aconteceu a 16ª Conferência do IFTTA na Argentina, criou-se o "Chapter" IFTTA Argentina, uma organização ativa, que trabalha com enfoque jurídico aplicado ao turismo.
 
Sobre Férias Vivas
           
Férias Vivas é uma entidade sem fins lucrativos, que nasceu em 2002 com a missão de “educar para o turismo e o lazer seguro e responsável”. Motivada por uma tragédia pessoal a fundar a ONG, a diretora-presidente Sílvia Basile explica: “o nosso foco é a prevenção e a segurança em turismo e lazer; a nossa missão, minimizar os acidentes nessas áreas. Assim, o conceito da Férias Vivas é o de preservar a vida humana, perseguindo o  lema ‘pratique com segurança’. O que permeia tudo isso é a idéia de que com segurança você vai mais longe”.
           
A ONG conta com o trabalho voluntário e permanente de um grupo de profissionais atuantes em áreas diversas e tem sempre a adesão de amigos e simpatizantes à causa nos momentos que exigem mais disponibilidade de tempo, como a participação em evento, por exemplo.
          
Os interessados em conhecer mais sobre a atuação da Férias Vivas, seu histórico, dicas, publicações, produtos, como tirar dúvidas, entre outros, devem acessar o  site www.feriasvivas.org.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Daniela Rigotto
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br