TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Em Paris, Fogaça fala sobre parcerias com a comunidade
   
     
 


23/09/2009

Em Paris, Fogaça fala sobre parcerias com a comunidade
Prefeito de Porto Alegre apresenta governança solidária a prefeitos do mundo
Foto: Divulgação/PMPA
Prefeito relatou modelo de gestão adotado em Porto Alegre

O prefeito José Fogaça foi palestrante hoje, 23, em Paris, na França, da 9ª Conferência das Cidades (9ª Conférence Dês Villes). Único prefeito latino-americano no evento, promovido pela Associação de Prefeitos das Grandes Cidades da França, Fogaça falou para um público formado por prefeitos e gestores franceses, de cidades européias, africanas, asiáticas e norte-americanas sobre iniciativas para inovação, cooperação e fortalecimento da democracia.

Ao apresentar o modelo de gestão da prefeitura, Fogaça relatou como a atual administração introduziu programas estratégicos que baseiam os investimentos públicos e a governança solidária para produzir um novo orçamento nas comunidades, chamando a atenção de prefeitos estrangeiros e da imprensa francesa. “A governança foi apresentada como uma nova tecnologia social, uma metodologia para a produção de soluções comunitárias. A participação na conferência é um reconhecimento ao protagonismo de Porto Alegre e a um trabalho inovador”, considerou o prefeito.

Fogaça enfocou ainda mecanismos que permitem a decisão da população nas iniciativas da cidade, desde o Orçamento Participativo até a consulta pública sobre a utilização da área do Pontal do Estaleiro, e defendeu a integração entre governos federal, estadual e municipal na solução de questões municipais.

Ao lado do presidente da Associação de Prefeitos das Grandes Cidades da França e vice-prefeito de Grenoble, Michel Destot, e da vice-prefeita de Paris, Ane Hidalgo, Fogaça também integrou o painel de abertura da conferência, falando sobre a diplomacia das cidades e do intercâmbio de experiências locais para políticas que beneficiem pessoas de áreas periféricas dos municípios. “A troca de informações nos países não é sobre necessidades locais, mas macroeconômicas ou políticas. Questões habitacionais, de saneamento ou saúde, por exemplo, estão no eixo da diplomacia das cidades para a transformação do mundo”, afirmou Fogaça.

9ª Conférence Dês Villes - Com o tema “As Cidades no Século 21”, a conferência tem como propósito a troca de idéias entre prefeitos e a apresentação de resultados diferenciados de gestão municipal.  Entre os temas em debate, os impactos urbanos da globalização, o crescimento econômico sustentável, a inovação como alavanca de crescimento, gestão coletiva nos espaços urbanos, investimentos para a criação da cidade sustentável e integração nas culturas urbanas.

Fonte: PMPA
Autor: Assessoria de Comunicação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br