TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
O mal dos impostos
   
     
 


21/02/2017

O mal dos impostos
Artigo de Paulo Kruse, presidente do Sindilojas Porto Alegre

Estamos vivendo, nos últimos anos, no Brasil, uma grande recessão econômica em diversas áreas, ocasionada por dados negativos de produção e venda, inclusive no comércio. Vários são os motivos que criaram esse período a ser esquecido, como a alta inflação, a baixa confiança do empresário e do consumidor, a diminuição de investimento, entre outros. Contudo, um outro fator chama a atenção na hora de encontrar respostas para a queda nas compras: a alta tributação em cima de produtos nacionais ou importados. Uma pesquisa realizada pelo Sindilojas Porto Alegre com papelarias e lojas de material escolar revela que o comércio varejista espera uma redução nas vendas em torno de 7% em relação ao mesmo período do ano passado, durante a volta às aulas. 

O principal motivo é o aumento de, em média, 12% do preço dos produtos devido à inflação e à alta tributação - que, em alguns produtos, equivale a até 50% do valor, conforme o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). Mesmo que o consumidor pesquise, não conseguirá fugir dos impostos que correspondem a quase metade do valor final. O que vemos hoje é uma política tributária que dificulta o acesso de todos e uma carga de impostos abusivos em cima de itens básicos no orçamento familiar, o que onera os lojistas e os consumidores nesta época do ano.

Uma das bandeiras do Sindilojas Porto Alegre é a redução e simplificação dos tributos, impostos e licenças. Precisamos que o Estado seja cada vez mais amigável ao empreendedor, com atrativos para abrir novos negócios, gerando empregos e riquezas à sociedade. É inadmissível que um bem importante como a educação seja tão amplamente taxado, o que é uma das causas, inclusive, da queda das vendas dos produtos escolares. Precisamos incentivá-la em todos os momentos, e uma das maneiras de facilitar o acesso das pessoas é diminuindo o seu preço, passando pela redução de impostos.

Fonte: Imprensa Sindilojas Porto Alegre
Autor: O autor
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br