Chegou o momento de conhecer as estratégias de marketing que se destacaram no mercado durante o ano. Após a avaliação de todos os cases inscritos no 27º Top de Marketing da ADVB/RS, o corpo de jurados, composto por 26 profissionais que atuam no mercado, apontou as 29 empresas vencedoras do Top 2009, levando em consideração quatro critérios: criatividade e inovação, estratégia de marketing, ferramenta de marketing e resultados obtidos. Todo o processo de julgamento dos cases, bem como a apuração dos resultados pela média das notas dos jurados, foram auditados pela Ayub Pohlmann Auditores e Consultores.
Este ano, o evento registrou um recorde: o aumento de 25% no número de inscritos em relação à edição de 2008. Além disso, apresentou uma novidade: a premiação especial Top Inovação em Práticas de Vendas e o prêmio de Responsabilidade Social, que passa a agregar a subcategoria Instituições Filantrópicas. Até 2008, o prêmio contemplava apenas as Empresas Públicas ou Privadas de qualquer setor ou segmento de mercado que cultivam e desenvolvem o conceito de Responsabilidade Social Empresarial. A partir deste ano, o Top de Marketing agracia também o melhor case de Instituição Filantrópica que preste serviços às comunidades carentes da sociedade, que apresente receita do exercício de 2008 não superior a R$ 4.000.000,00 (quatro milhões de reais) e que não possua como finalidade a obtenção de lucro.
A Martins+Andrade Comunicação é a ‘Agência Top 2009’, contando com a vitória de três cases de seus clientes: PROCERGS (categoria Segmento de Mercado – Tecnologia) e CORSAN (categoria Segmento de Mercado – Serviços Públicos e Responsabilidade Social – Empresas Públicas ou Privadas). Esta distinção é concedida à agência de publicidade que obteve o maior número de clientes com cases vencedores.
Ficará reservada para a noite de premiação, a revelação da empresa agraciada com Prêmio Peter Drucker – distinção concedida ao case que obteve a pontuação máxima entre todos os vencedores das categorias de Segmento de Mercado –, e do Prêmio Personalidade de Marketing e Vendas 2009 – título que reconhece o trabalho de personalidades que se destacaram junto à comunidade empresarial e, em especial, à sociedade gaúcha.
Por categoria, as 29 empresas vencedoras do 27º Top de Marketing da ADVB/RS, são:
Categoria
|
Empresa
|
Case
|
Alimentação
|
Cooperativa Piá
|
Sabor e Saúde em Movimento: O Compromisso de Buscar sempre Mais
|
Arquitetura e Decoração
|
Sipar – Companhia de Incorporações e Participações S.A
|
Forest Park Luxo, Beleza e Ousadia na Zona Sul
|
Bancos
|
Sicredi
|
Poupedi SICREDI - As Estratégias da Poupança que cresceu Sete Vezes mais que o Mercado
|
Comércio Exterior
|
Apex-Brasil
|
Brasil na Formula Indy - Experience Our Energy
|
Comunicação – Comunicação Digital
|
Clic Esportes
|
ClicEsportes - As Estratégias do Site que Inovou o Conteúdo Esportivo na Internet
|
Comunicação – Mídia Eletrônica
|
Grupo RBS
|
TV Digital - a RBS dá um Grande passo em Direção ao Futuro da Televisão
|
Comunicação – Mídia Impressa
|
Grupo RBS
|
Jornais RBS 24/7 - Conteúdo 24 horas por dia sete dias por semana onde o leitor estiver
|
Construção Civil
|
Sipar – Companhia de Incorporações e Participações S.A
|
Sipar- Reposicionando a Marca para Enfrentar os Gigantes
|
Cultura
|
Núcleo de Especiais RBS TV
|
10 Anos Núcleo de Especiais - RBS TV
|
Ensino
|
Faculdade da Serra Gaúcha
|
O Mundo Mudou. O Ensino Também
|
Esportes
|
Sport Club Internacional
|
O Centenário de Todo o Mundo
|
Finanças
|
Lojas Quero-Quero S.A
|
Cartão Quero-Quero - O Pioneiro que se Tornou o Maior Cartão do Varejo Gaúcho
|
Indústria
|
Marcopolo/Volare
|
Volare- As Estratégias da Marca que Consolidou a Liderança Absoluta no Mercado de Minionibus
|
Pólos Comerciais
|
Shopping Total
|
O Sucesso de Uma Ação Promocional baseada numa Lógica de Colaboração Inovadora entre Públicos e muito Impacto no Consumidor
|
Responsabilidade Social
|
Cooperativa Santa Clara
|
Fidelização e Profissionalização dos Associados
|
Responsabilidade Social – Empresas Públicas ou Privadas
|
Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul)
|
Concertos Banrisul para a Juventude
|
Responsabilidade Social – Empresas Públicas ou Privadas
|
Grupo CEEE
|
Programa de Sustentabilidade
|
Responsabilidade Social – Empresas Públicas ou Privadas
|
Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan)
|
O Uso Consciente das Idéias
|
Responsabilidade Social – Empresas Públicas ou Privadas
|
Fertilitat – Centro de Medicina Reprodutiva
|
Infertilidade e Cidadania - O Direito de Ter Filhos
|
Responsabilidade Social – Empresas Públicas ou Privadas
|
Grupo RBS
|
Crack nem Pensar - A RBS Mobiliza a Sociedade pela Bandeira da Vida
|
Responsabilidade Social – Instituições Filantrópicas
|
Pão dos Pobres
|
Pão dos Pobres uma Evolução no Modelo de Assistência Social
|
Saúde
|
Hospital Moinhos de Vento
|
Hospital Moinhos de Vento Iguatemi - Inovação e Benchmarking no Setor de Saúde
|
Serviços
|
Dez Propaganda
|
Núcleo Imobiliário da Dez: Serviços Diferenciados que agregam Valor e Resultados
|
Serviços Públicos
|
Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan)
|
Gestão que se Transforma em Cidadania
|
Varejo Regional
|
Panambra
|
Panambra, mais Perto de Você
|
Varejo Nacional
|
Lojas Colombo
|
Colombo 50 Anos - As Estratégias de Uma Marca que Evolui como seu Público e se Prepara para o Futuro com um Grande Player no Varejo Nacional
|
Tecnologia
|
PROCERGS
|
PROCERGS - Centro de Soluções em Governo Eletrônico
|
Inovação – Prática de Vendas
|
Capa Engenharia Ltda
|
Terra Nova Vista Alegre: Inovação em Vendas no Mercado Imobiliário
|
Revelação
|
- DZ Estúdio
|
Um Case em Fase de Crescimento
|
Reconhecido como um certificado de qualidade às estratégias vencedoras, o Top de Marketing é o maior prêmio de marketing do Rio Grande do Sul e o destaque que os grandes cases merecem. “A ADVB/RS quer aplaudir quem faz a diferença e contribui de forma inovadora para o crescimento e fomento do mercado. E, também, fortalecer os laços com as empresas, incentivando práticas que produzam bons resultados, principalmente, em períodos de crise e de recessão comercial”, afirma o presidente da ADVB/RS, Claudio Goldsztein.
Jurados do 26º Top de Marketing ADVB/RS:
Ângela Baldino
|
Secretária chefe de Captação de Recursos do município de Canoas e Conselheira ADVB/RS
|
Airton Doria
|
Sócio-diretor da Converggi Consultores Associados e Professor do Departamento de Administração da PUC/RS
|
Alfredo Tellechea
|
Conselheiro da Braskem
|
André Cauduro D´Angelo
|
Professor de Marketing da PUC/RS e da ESADE
|
Sérgio Checchia
|
Diretor Geral da ESPM/RS
|
Carlos Alberto Carvalho Filho
|
Consultor empresarial, palestrante Nacional e Autor dos livros A Azeitona da Empada e A Cereja do Bolo
|
Carlos Alberto Julio
|
Presidente da Tecnisa
|
Cesar Paz
|
Diretor-Presidente da AG2
|
Ely Laureano Paiva
|
Coordenador da Pós-Graduação em Administração da Unisinos
|
Felipe Polydoro
|
Diretor da Revista Amanhã
|
Fernando Bins Luce
|
Professor de Marketing da Escola de Administração da UFRGS
|
Genaro Galli
|
Diretor dos Programas de Pós-Graduação da ESPM/RS, Consultor de Empresas e Professor na área de Marketing
|
Günter Staub
|
Diretor da Staub Comunicação e Marketing
|
Jaime Troiano
|
Presidente do Grupo Troiano de Branding
|
Lisella Costa Zaffari
|
Diretora de atendimento da EMBRACE Marketing de Relacionamento
|
Marcos Gouvêa de Souza
|
Diretor-sócio da Gouvêa de Souza e MD
|
Maria Elena Pereira Johannpeter
|
Presidente Executiva (voluntária) da ONG Parceiros Voluntários
|
Patrícia Longhi
|
Sócia-Diretora da 2Day Estudos de Mercado
|
Renato Malcon
|
Empresário, Diretor do Grupo Malcon e Conselheiro da ADVB/RS
|
Roberto Ruas
|
Professor da Escola de Administração e Coordenador do MBA Executivo Internacional da UFRGS
|
Sandro Magaldi
|
Diretor Comercial da HSM do Brasil
|
Sérgio Maia
|
Diretor Trust & Co Investimentos
|
Silvana Goulart
|
CEO da Academia de Vendas
|
Victor Márcio Laus Reis Gomes
|
Professor e Consultor da Wiker Comunicação Colaborativa
|
Vinícius Sittoni Brasil
|
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração da PUC/RS
|
Volnei Garcia
|
Diretor de CEDEM e Associado da Fundação Dom Cabral no RS
|