TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Donos de carro trocam de veículo para pagar contas do começo de ano
   
     
 


21/11/2009

Donos de carro trocam de veículo para pagar contas do começo de ano
Conhecida como "troca com troco", operação atrai pelos juros baixos

Especialistas veem vantagens, mas alertam para troca.

A proximidade do início do ano –e das contas de janeiro- estimula muita gente a vender seus carros para comprar um veículo novo a fim de equilibrar o orçamento. A famosa "troca com troco", como a operação é conhecida nas concessionárias, atrai brasileiros por conta dos juros baixos do carro novo.

O consultor Fernando Prada, por exemplo, vendeu o carro usado na concessionária e comprou um novo em 60 parcelas, sem entrada, com juros de 1,38% ao mês. Os R$ 8.500 que recebeu já tinham destino certo. “Eu saldei contas parceladas de cartão, saldo de cheque especial. Ainda sobrou dinheirinho pra gastar agora no final do ano”, afirmou.

A diferença é grande. Enquanto o cheque especial tem taxa de cerca de 7% ao mês e o juro do cartão de crédito passa de 10%, o do financiamento de automóveis fica em 1,45%. Ele é mais barato porque o risco para o banco é menor já que a garantia é o próprio veículo.

As lojas estimulam esse tipo de negócio. “De 20% a 25% das vendas são efetuadas com troca por troco”, afirmou o gerente Manoel Marques.

Especialistas veem vantagens, mas alertam que ao trocar uma dívida pela outra não se deve levar em conta apenas os juros. “As pessoas olham só a taxa e esquecem o montante e o prazo. Talvez seja melhor procurar um empréstimo pessoal num banco, que vai ter juros maiores, mas que só vai financiar aquela parte que ele precisa”, disse o professor de finanças William Eid, da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O empresário Paulo de Souza não achou opção melhor. Pela terceira vez, trocou o carro velho por um novo financiado e ficou com R$ 20 mil em caixa para enfrentar a virada do calendário. ”Pagar IPVA, IPTU, é importante para ter tranquilidade e fazer 2010 um ano bom como foi 2009.”

Fonte: G1
Autor: Jornal Nacional
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br