TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Região Sul termina o primeiro semestre de 2018 com 8,19 milhões de inadimplentes
   
     
 


16/07/2018

Região Sul termina o primeiro semestre de 2018 com 8,19 milhões de inadimplentes
Pesquisa do SPC Brasil mostra que 36% da população adulta do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná possui dívidas em aberto e restrição no CPF

A Região Sul terminou o primeiro semestre de 2018 com um total de 8,19 milhões de consumidores inadimplentes, o que corresponde a 36% da população adulta do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, de acordo com estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Na comparação entre junho de 2018 e o mesmo mês de 2017, foi registrada elevação de 2,13% no número de pessoas físicas com CPF restrito para fazer compras a prazo ou contratar crédito. A variação mensal, isto é, entre junho e maio deste ano, cresceu 0,47%. 

Na avaliação da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS, o ritmo da recuperação da economia no país segue não trazendo reflexos positivos para a população. O crescimento do número de inadimplentes mostra que são necessárias medidas econômicas que favoreçam a melhoria do orçamento familiar dos brasileiros. 

- Ainda enfrentamos um período de instabilidade e de desconfiança, o que leva o processo de retomada econômica do país a ser mais lento do que o previsto. Os índices de desemprego ainda estão elevados e isso compromete as finanças da população, que acaba tendo sua capacidade de pagamento reduzida e se obrigando a ficar com algum tipo de débito pendente – avalia o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch. 

O presidente da FCDL-RS argumenta que os consumidores inadimplentes devem priorizar o pagamento das dívidas que possuem juros mais elevados, pois estas acabam crescendo de forma gigantesca em caso de não quitação do débito. Além disso, a falta de pagamento não permite a realização de compras a prazos e a contratação de crédito. 

No que diz respeito ao volume de dívidas em nome de pessoas físicas, a Região Sul apresenta queda de 2,98% na comparação entre junho de 2018 e o mesmo mês do ano passado. O número de débitos mostra recuo ininterrupto na região desde agosto de 2016. A média no RS, SC e PR é de 2,12 dívidas em aberto por pessoa inadimplente. 

Os dados abertos por setor credor mostram que no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná o número de dívidas com o setor de Comunicação avançou 2,37%. Já o setor de Comércio observou queda de 8,70%, enquanto Água e Luz recuou 3,58% e os bancos, de 2,86%. Em termos de participação na Região Sul, os bancos mais uma vez lideram, com 47,73% do total de dívidas, vindo a seguir o Comércio (22,04%); o setor de Comunicação (18,23%); e o setor de Água e Luz (2,53%). 

O levantamento do SPC Brasil e CNDL mostra que no país o total de consumidores inadimplentes chega, ao final do primeiro semestre de 2018, a 63,6 milhões, cerca de 42% da população adulta brasileira.

Fonte: Imprensa FCDL/RS
Autor: César Moraes
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Divulgação


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br