TV CONSUMIDOR TVU ONLINE FEDC - RS NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
RGE inicia projeto Arborização + Segura em Nova Petrópolis
   
     
 


13/09/2018

RGE inicia projeto Arborização + Segura em Nova Petrópolis
Ação contempla o plantio de espécies mais harmoniosas com a rede elétrica para garantir maior segurança à população em áreas urbanas
O município de Nova Petrópolis foi escolhido para receber uma ação da Gerência de Meio Ambiente da Rio Grande Energia (RGE) que embelezará ainda mais a cidade e a deixará menos vulnerável a acidentes elétricos. Com o projeto Arborização + Segura, o município será contemplado com ações de revitalização da arborização urbana. O projeto tem início nesta segunda-feira, 17, com a assinatura do convênio entre a RGE e a Prefeitura. O ato ocorrerá às 14h, no gabinete do prefeito.
 
O objetivo da iniciativa é promover a revitalização da arborização urbana através do plantio de espécies arbóreas que convivem melhor com a rede elétrica e, aquelas que oferecem riscos à população, serão identificadas por meio de um inventário realizado pela prefeitura e RGE e, posteriormente, serão substituídas por novas árvores de espécies adequadas para crescimento e convívio harmônico com o contexto urbano e rede de energia elétrica, além das redes de água, esgoto, telefonia, calçamentos e iluminação pública.
 
É o que ressalta o Coordenador de Gestão Ambiental da RGE, Guilherme Donato Pagliarini: “critérios técnicos são seguidos para evitar agressões desnecessárias às árvores. Engenheiros, técnicos e eletricistas da RGE e empresas terceirizadas, recebem informações teóricas e práticas para executar a poda de maneira correta. Os trabalhos são monitorados pelos especialistas em meio ambiente da distribuidora e também acompanhados pela administração municipal”.
 
O projeto é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. A RGE é a responsável pela execução da análise técnica das árvores que estejam oferecendo risco à rede e que demandem supressão, atividade que será realizada em conjunto com a secretaria. Como compensação, cabe à distribuidora do Grupo CPFL executar o plantio de espécies arbóreas adequadas à arborização urbana para erradicar os riscos à população e auxiliar na retirada daquelas que estão próximas à rede elétrica – o que começa a ser feito com a ação desta segunda-feira. A compensação sempre será realizada em quantia de árvores superior às que forem suprimidas.
 
Dependendo do porte da vegetação e ausência de recursos contínuos para manutenção, também existe o risco à integridade da rede de energia elétrica, pois com a incidência de ventos, essa vegetação interfere de forma significativa o fornecimento de energia a população.
 
A interferência das árvores na rede elétrica principalmente em dias de chuvosos representa dois terços do tempo em que o cliente da RGE fica sem energia elétrica. Cada tipo de árvore em situação de risco será substituída ou compensada, de acordo com critérios previamente estabelecidos entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a RGE.
 
Serviço
O que? Assinatura do convênio para a execução do projeto Arborização + Segura
Onde? Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis – Gabinete do prefeito
Quando? Segunda-feira, 17 de setembro
Horário: 14h
 
Sobre a RGE
 
A Rio Grande Energia (RGE) é a distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Originada do modelo de concessão pública para distribuição de energia elétrica em 21 de outubro de 1997, a empresa atende 255 municípios gaúchos, o que representa 54% do total de municípios do Estado.
 
A área de cobertura da RGE divide-se em duas grandes regionais: a Centro, com sede em Passo Fundo, e a Leste, com sede em Caxias do Sul. São 90.718 km² - 34% do território do Estado. Agrupadas, essas regiões apresentam um dos melhores índices sociais e econômicos do Brasil e também são as responsáveis pelo maior polo agrícola, pecuário, industrial e turístico do estado.
 
A RGE busca os mais altos níveis de eficiência no atendimento aos seus clientes sendo parceira dos municípios gaúchos no desenvolvimento econômico do RS dentro de sua área de concessão. Desde 2006 a RGE passou a fazer parte integralmente do grupo CPFL Energia, o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro.
 
Sobre a CPFL Energia
 
A CPFL Energia, há 105 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior companhia de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.
 
Com 14% de participação, a CPFL Energia é vice-líder no mercado de distribuição, totalizando cerca de 9,4 milhões de clientes em 679 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 14% na venda para consumidores finais. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.
 
Na geração, é a terceira maior agente privada do País, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis, como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Ao final do primeiro trimestre de 2018, a capacidade instalada do Grupo CPFL alcançou 3.283 MW.
 
A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3 e ADR Nível III na NYSE, além de participar do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 pelo 13º ano consecutivo. O Grupo também ocupa posição de destaque como um dos maiores investidores brasileiros em arte, cultura e esporte.

Fonte: Assessoria de Imprensa RGE e RGE Sul
Autor: Anderson GuerreiroDivulgação RGE e RGE Sul
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Divulgação RGE e RGE Sul


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     



     
   
     
   
     
 




































 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       
Rua Dr. Flores n. 263, conjunto 1101
CEP: 90020-122 - Porto Alegre/RS
+55 (51) 3321.3535 / 9997.3535
appel@consumidorrs.com.br