TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Envolva-se Sesc: Mais de 57 toneladas de resíduos são transformados em artesanato
   
     
 


21/12/2018

Envolva-se Sesc: Mais de 57 toneladas de resíduos são transformados em artesanato
Resultados de 2018 foram apresentados na noite da última quarta-feira (19) durante o Encontro da Rede do Programa Envolva-se Sesc

Roupas e acessórios expostos pela Cafeteria do Sesc Centro abrilhantaram o Encontro da Rede do Programa Envolva-se Sesc realizado na noite desta quarta-feira (19/12) para apresentar os resultados de 2018 do programa. As peças, criadas por artesãos do programa a partir de jeans que seriam descartados, integraram a coleção apresentada na L’Artigiano in Fiera 2018. O evento reuniu empresas doadoras, parceiros, voluntários, instituições sociais e alunos dos cursos do Programa, além de colaboradores do Sesc/RS.

Só neste ano, mais de 57 toneladas de resíduos foram transformadas em artesanato e mais de 8,6 mil pessoas foram atendidas nas 116 ações educativas, como cursos, oficinas e palestras com foco no conceito de sustentabilidade, voltadas às 110 entidades sociais e grupos de geração de trabalho e renda beneficiados pelo Programa. Além disso, 59 pessoas foram capacitadas no curso de costureiro promovido em parceria com o Senac. Atualmente o Envolva-se conta com 39 empresas doadoras de materiais, como retalhos de tecidos, persianas, uniformes e aviamentos, que se transformaram em pufes, almofadas, decoração, bolsas, sacolas, entre outros.

A gerente de Educação e Ação Social do Sesc/RS, Lisângela Antonini, revelou que recentemente o programa foi incorporado ao Departamento Nacional do Sesc e está sendo adotado em outros estados. Ela também destacou a exposição das peças criadas por artesãos do programa para a L’Artigiano in Fiera 2018, realizada no início de dezembro em Milão, Itália. “Os resultados mostram que estamos no caminho certo, que estamos fazendo aquilo que sempre almejamos com o programa: gerar impacto social. Por isso, cada grama de resíduo que se transforma em arte é uma vitória para nós”, comemorou.

O gerente do Sesc Comunidade, Eduardo Danilo Schmitz, que esteve em Milão, afirmou que a participação na feira foi um marco para o projeto e que a pretensão é retornar em uma próxima edição a fim de vender os produtos. “Foi emocionante ver os italianos elogiando as peças e perguntando quanto custavam. Isso só nos mostrou que precisamos acreditar na perspectiva da sustentabilidade”, afirmou.

Após a apresentação dos resultados, Eduardo participou de um bate-papo ao lado da designer voluntária responsável pela coleção FernandaSklovcky e as artesãs Mara Lúcia de Almeida e Niciane Soares Fonseca. Segundo Fernanda, o processo de criação das peças foi realizado em conjunto com os participantes e teve como princípio reutilizar um tecido tão valorizado e versátil como o jeans. Para Mara Lúcia, a experiência foi enriquecedora: “Cada peça que produzimos é idealizada, mas vê-las na feira foi muito gratificante, pois é o sonho de qualquer artesão participar de uma exposição internacional”, comentou.

Programa Envolva-se Sesc é uma rede de solidariedade que atua em prol da sustentabilidade ambiental a partir de três pilares: as empresas doadoras de insumos e matéria prima; as entidades sociais que transformam a matéria prima em arte; e o Sesc que realiza a mediação entre os parceiros do Programa, dando apoio logístico e disseminando conhecimentos a partir de ações educativas. Mais informações podem ser obtidas em www.sesc-rs.com.br/envolvase. 

Fonte: Assessoria de imprensa Sesc/RS
Autor: Carolina Lewis
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: João Alves


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br