TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Cultura com entrada franca: Sesc Centro oferece diversas atrações nesta semana
   
     
 


24/04/2019

Cultura com entrada franca: Sesc Centro oferece diversas atrações nesta semana
Oficinas, clube de leitura e exposição estão na agenda

Ainda dá tempo de aproveitar a programação cultural intensa na Capital gaúcha, promovida pelo Sesc Centro. Exibição de documentários, oficinas e diversas ações, todas gratuitas, são oferecidas esta semana. Confira abaixo a programação completa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3284-2000 ou site www.sesc-rs.com.br/centro.

Hoje (24/04), acontece o projeto “Laços do Ofício”, em que será realizada uma oficina de música a alunos em vulnerabilidade social e deficientes intelectuais. A atividade será documentada em vídeo que servirá como base para um documentário que aborda as trocas que ocorrem e os laços que se constroem nestas relações e a importância da música e da arte no processo. A ação acontece das 8h às 17h, no Teatro do Sesc.

Já na quinta-feira (25/04), as atividades do tradicional Clube da Leitura do Sesc Centro serão retomadas. A ação acontece às 18h30. Na mesma data, ocorre a Oficina “Máscaras da Commedia Dell’arte”, das 14h às 18h. Na oportunidade, serão realizados exercícios corporais, vocais, técnicas de desinibição, integração e interpretação, através da aproximação com as máscaras da commedia dell’arte.
A exibição do documentário “As Canções” fecha a programação no dia 28 de abril, às 16h, no Teatro do Sesc Centro. Dirigido por Eduardo Coutinho, mostra dezoito pessoas, com idade entre 22 e 82 anos, que cantaram letras que marcaram suas vidas e contaram suas histórias. E até 31 de maio, segue em exposição na Estação Rodoviária da Trensurb, o trabalho fotográfico de Ana Mendes, que retrata a cultura do povo Guarani e Kaiowá.

Sobre o Sesc/RS – Com sete décadas de atuação no Brasil e no Rio Grande do Sul, a Instituição pertencente ao Sistema Fecomércio-RS realiza ações em 100% dos municípios gaúchos, promovendo o bem-estar social de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e de toda a comunidade. O propósito do Sesc/RS é o de cuidar, emocionar e fazer pessoas felizes, e todas as 497 cidades gaúchas recebem atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Atualmente, a estrutura da Instituição conta com 43 Unidades Operacionais Sesc e 21 Unidades Sesc/Senac. Saiba mais em www.sesc-rs.com.br.

Agenda Cultural Sesc Porto Alegre – Abril 2019

Exposição Galeria Xico Stockinger Sesc Trensurb
Fotógrafa Ana Mendes
Data e horário: 01/04 a 31/05
Local: Estação Rodoviária da Trensurb
'Mantenho o que disse' é sobre o povo Guarani e Kaiowá. A segunda maior população indígena do Brasil é a primeira no ranking de mortes. Dentre os quase 60 mil indivíduos que vivem em menos de 0,2% de terra no Mato Grosso do Sul, há cerca de dois mortos por mês. Entretanto, mesmo diante do genocídio, os indígenas resistem com alegria e muita fé, pois sonham com a conquista da terra sagrada, a terra-sem-mal, onde poderão livremente viver ao seu modo.
Classificação: Livre
 
Projeto Laços do Ofício
Data e horário: 24/04 | 8h às 17h
Local: Teatro do Sesc Centro (Av. Alberto Bins nº 665)
O projeto “Laços do Ofício” vai realizar um documentário em curta metragem sobre as relações entre professores de música e arte e alunos em situação de vulnerabilidade social e deficientes intelectuais. Para isto traz no seu bojo a realização de 4 dias de oficinas com 4 grupos de crianças de escolas das cidades de Porto Alegre, Viamão, Gravataí e Canoas. Estas oficinas serão ministradas por quatro artistas de carreira que dedicam boa parte do seu tempo à educação de crianças nesta situação. São eles: a pianista, musicoterapeuta e professora de música da UFRGS Dúnia Elias, Ana Krüger cantora dos grupos Delicatessem e Cidade Baixa, o poeta, escritor e “brincadeiro” Mário Pirata e o violonista e professor Claudio Baraldo. Estas atividades serão gravadas e servirão de base para a realização do documentário que terá como foco principal as trocas que ocorrem e os laços que se constroem nestas relações e a importância da música e da arte no processo. O documentário terá cinco sessões de lançamento. Quatro exibições nas escolas participantes e a quinta em Porto Alegre para o público em geral em sala de cinema ou teatro. Todas as atividades e sessões serão públicas e gratuitas.
Classificação: Livre
Agendamento prévio para escolas da rede pública diretamente com a produção do Projeto Laços do Ofício
 
Clube de Leitura
Data e horário: 25/04 | 18h30
Local: Érico Veríssimo no Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665)
Ler sozinho é prazeroso, mas ler e trocar experiências com outras pessoas permite ao leitor reinventar o livro que lê, proporcionando uma liberdade de ir além da história. Todo leitor busca o prazer da história e é fisgado pelas palavras! Pensando nisso, o Sesc Centro retoma as atividades do Clube de Leitura – agora em novo horário. Promovemos um espaço para conversar sobre suas leituras a partir de um determinado tema, trocar dicas de livros e possibilitar horas agradáveis de convivência, onde cada leitor é único e especial (independente de ter lido muitos ou poucos livros).
Duração: 90 min
Classificação: Livre
Entrada franca.
 
Oficina “Máscaras da Commedia Dell’arte”
Trupe Giramundo
Data e horário: 25/04 |14h às 18h
Local: Teatro do Sesc Centro (Av. Alberto Bins nº 665)
O Grupo será apresentado à exercícios corporais, vocais, técnicas de desinibição, integração e interpretação, através da aproximação com as máscaras da commedia dell’arte. Serão conduzidos em pequenos grupos a criar uma improvisação que fará parte de um todo, culminando, assim, o aprendido no tempo de oficina. Os objetivos da oficina são:
- Entender a origem da commedia dell arte e suas máscaras/personagens;
- Criar um coletivo cênico através da exploração das máscaras, estabelecendo cumplicidade e confiança com seu(s) companheiro(s) de jogo (oficina);
- Ser capaz de distinguir o “estado cênico” do “estado normal”, fundamentais para a compreensão das “persona” máscara;
- Apropriar-se da máscara com que mais cômodo se sinta;
- Produzir pequenas improvisações a partir da interação entre as máscaras;
- Desenvolver a criatividade, raciocínio, memória e socialização.
Duração: 240 minutos
Classificação: A partir de 12 anos
Entrada franca. Inscrição diretamente com os realizadores da oficina / Máximo de 30 alunos
 
Exibição do documentário “As Canções”
Direção: Eduardo Coutinho
Data e horário: 28/04 |16h
Local: Teatro do Sesc Centro (Av. Alberto Bins nº 665)
Nas ruas do Rio de Janeiro, em anúncios de jornais e pela internet, o cineasta Eduardo Coutinho entrevistou pessoas e selecionou histórias para compor o longa-metragem. Dezoito pessoas, de 22 a 82 anos, que olharam para a câmera, cantaram as letas que marcaram de alguma forma suas vidas, e compartilharam suas histórias. Entre as trilhas que fazem parte do filme, estão composições de Roberto Carlos, Vinícius de Moraes e Noel Rosa, entre outros.
Duração: 90 minutos
Classificação: Livre
Entrada franca

Fonte: Assessoria de Imprensa Sesc/RS
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br