A inadimplência (número de registros incluídos no SPC Brasil – maior entidade e banco de dados da América Latina) teve redução em todas as comparações. Queda de 3,02% no mês de novembro de 2009, em relação a outubro. Se comparada a novembro 2008, diminuiu 1,72%. No acumulado do ano, a teve expressiva queda de 13,07%%. O amadurecimento do consumidor, que dá reforço a novo e saudável hábito de planejamento orçamentário, é o principal responsável pelo resultado no acumulado do ano. No comparativo com o mês anterior, o arrefecimento reflete a preocupação em se endividar aleatoriamente. Aqui, o objetivo é pagar as dívidas, limpar o nome no SPC Brasil e voltar a consumir no final de ano.
A conjuntura econômica favorável pela expansão na concessão de crédito e elevado nível de rendimento real, aliada à queda na taxa de juros, robustece cada vez mais o consumo interno e eleva o nível de confiança do consumidor. Em consequência, o número de consultas ao SPC Brasil para compras a prazo e pagamentos em cheque se comportou de forma inversa ao da inadimplência: cresceu 0,48% em relação a outubro; 0,87%, no confronto com novembro/08; e 2,81% no acumulado do ano, contra o mesmo período de 2008. No que diz respeito ao cancelamento de registros (regularização dos débitos), a injeção de novos recursos no mercado, com a restituição do Imposto de Renda e o recebimento do 13º salário, foi determinante para provocar alta de 2,12% em relação a outubro; 7,56%, em comparação a novembro/08; e 2,96% no acumulado do ano. Por faixa etária, a maioria dos cancelamentos (27,12%) ocorreu entre aqueles com idade entre 30 e 39. Grande parte dos inadimplentes (74,49%) está na faixa até R$ 250.
Pesquisa
O Indicador CNDL/SPC Brasil de Vendas e Inadimplência é apurado com base na média de consultas ao banco de dados em todos os Estados do País e no Distrito Federal. Atualmente, o cadastro de consumidores conta com aproximadamente 150 milhões de Cadastro de Pessoas Físicas (CPFs), dentre os quais existem pessoas com débitos e também aquelas que apenas foram consultadas, mas que se encontram em dia com os seus compromissos financeiros.
O Indicador CNDL/SPC Brasil de Vendas e Inadimplência tem como principal objetivo medir a variação do volume de consultas, tanto de vendas, quanto de recuperação de crédito, em períodos pré-determinados. O público-alvo desta pesquisa é amplo. Abrange não apenas os comerciantes, mas empresários de todos os setores da economia, interessados em auferir com segurança a situação das vendas, recuperação e/ou agravamento da crise econômica, risco de crédito, aumento da inadimplência, elevação do número de consultas e arrefecimento da poupança.