TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Oi assina parceria com centros de excelência
   
     
 


17/12/2009

Oi assina parceria com centros de excelência
Empresa firmou convênios com CPqD, PUC-Rio, Certi e CESAR para desenvolvimento de projetos nas áreas de tecnologias e processos de comunicação e informação

A Oi, maior empresa de telecomunicações do País, está realizando parceria com alguns dos principais centros de referência do Brasil para o desenvolvimento de projetos de inovação. Esta semana, a companhia assinou convênios com quatro instituições, Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD-Campinas/SP), Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi-Florianópolis/SC), e Instituto Gênesis, unidade complementar da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). O objetivo do investimento é promover o desenvolvimento tecnológico e a inovação da indústria nacional de bens e serviços de comunicação, informação e entretenimento.

Já reconhecida por suas iniciativas inovadoras na área de serviços do País, a Oi decidiu intensificar esta atuação através do modelo de inovação aberta, compartilhando o processo de criação de diferenciais competitivos com seus parceiros (centros de excelência, universidades, instituições de pesquisa, incubadoras de empresas e indústria nacional).

Estruturadas através da área de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, as parcerias devem estimular projetos nas diversas áreas de interesse da Oi, sendo os primeiros projetos nas áreas de m-payment, internet, distribuição de TV e tecnologia da informação, entre outras. “Como uma empresa 100% brasileira e com atuação em todo território nacional, a Oi está comprometida com o avanço do setor de tecnologia no País. Sabemos que o desenvolvimento de centros de pesquisa avançados representa um grande diferencial competitivo. Estamos inseridos em um setor que se converteu num importante segmento econômico e onde as tecnologias mais inovadoras estão presentes. Sendo assim, vamos estimular e demandar cada vez mais soluções desenvolvidas no Brasil que nos garantam atingir nossas metas de crescimento”, diz o diretor de Estratégia e Novos Negócios da Oi, Pedro Ripper.

A escolha das instituições considerou critérios como sinergia com o setor de Telecom e Tecnologia da Informação (TI), histórico e porte das instituições, que devem possuir experiências concretas e bem-sucedidas em parcerias com empresas de prestação de serviços, além de competências nas áreas de interesse da Oi.

Além das parcerias firmadas com instituições e centros de tecnologia, a empresa ampliará seus projetos em parceria com empresas nacionais e fornecerá capacidade de transmissão em fibras óticas para uso da Rede Nacional de Pesquisas (RNP). Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento da Oi fazem parte dos compromissos firmados com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em função da anuência prévia para compra da Brasil Telecom pela Oi.

Centros de excelência - Projetos

O CESAR, além de ser uma instituição de inovação e P&D vinculada ao Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é também uma incubadora de empresas. Na ocasião da assinatura do convênio, a Oi anuncia ainda o primeiro termo aditivo do contrato voltado para aumento da competitividade da sua área de Internet. A Oi contribui, ainda, para a evolução da Rede Social A.M.I.G.O.S, desenvolvida pelo CESAR. Além desta iniciativa, a empresa avalia outras soluções desenvolvidas pela instituição para serem incluídas em seu portfólio de serviços.

Já o CPqD, instituição originária do antigo centro de pesquisa da Telebrás, é um dos principais centros de inovação e P&D em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do País. A parceria com o CPqD busca aproveitar a expertise das diversas áreas de competência da instituição nas solicitações da empresa, começando pela diretoria de Tecnologia da Informação (TI).

A Fundação Certi é um centro de pesquisa com sede em Florianópolis e é hoje referência no âmbito nacional e internacional pelo desenvolvimento de projetos inovadores que envolvam soluções de convergência digital, como a urna eletrônica brasileira, os terminais de automação bancária e terminais públicos de acesso à Internet. O primeiro projeto com a CERTI é voltado para estudos na área de comunicação de sinais de vídeo.

Um dos principais centros de inovação do Rio de Janeiro, a PUC-Rio conta com diversos laboratórios de pesquisa aplicada. Nesta fase, a Oi está firmando parceria com o Instituto Gênesis, incubadora de empresas de base tecnológica, algumas delas com grande destaque no setor de Telecom. Ao Gênesis caberá o papel de identificar, no âmbito da PUC-Rio, os laboratórios de pesquisa aplicada e as empresas incubadas ou graduadas que possuem as competências para execução das demandas de inovação da Oi. O primeiro projeto tem como foco a área de m-payment da empresa.

Fonte: Comunicação Corporativa da Oi
Autor: Polibio Figueiredo Braga
Revisão e edição: Jaqueline Crestani

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br