Psicoeducação como estratégia no enfrentamento da dor crônica Entende-se como Dor Crônica aquela que persiste pelo período de 3 meses ou mais, e neste caso não tem a função de alarme e deixa de ser um sintoma para ser tratada como doença
Buscando aumentar a aderência dos pacientes aos cansativos e longos tratamentos de suas doenças, dez profissionais da saúde, de diferentes especialidades idealizaram o Projeto Educa Dor.
O objetivo do Projeto Educa Dor é levar de maneira clara, em linguagem acessível ao público não familiarizado com os termos médicos, informações sobre os mais diversos conceitos envolvendo a dor crônica, seus tratamentos e métodos.
Por meio de uma plataforma digital com vídeos curtos, estes conteúdos desmistificam tabus ou ideias não verdadeiras sobre a dor e suas consequências, e reforçando orientações e informações que foram dadas durante as consultas mas que precisam ser repetidas constantemente.
Para Dr João Rizzo, um dos idealizadores do projeto Educa Dor, a plataforma permite que familiares, amigos e cuidadores do paciente tenham acesso a valiosas informações, aumentando o entendimento e a confiança no controle de sua enfermidade.
"A nossa pretensão com o Projeto Educa Dor, é estender a psicoeducação além dos consultórios, como uma forma do paciente e seus familiares se apropriarem dessas informações sobre a sua condição dolorosa, o prognóstico e como controlar da melhor maneira tudo que envolve uma situação crônica, de longo tempo. Queremos ensinar o paciente a se ajudar!", complementa Dr Rizzo.
De forma interdisciplinar, este grupo é formado por médico psiquiatra, reumatologista, acupunturista, anestesiologistas especialistas em dor crônica, fisioterapeuta e odontóloga especialista dor orofacial.