TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
"Precarização das relações do trabalho médico no SUS não pode continuar"
   
     
 


05/12/2021

"Precarização das relações do trabalho médico no SUS não pode continuar"
Posicionamento da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) foi exposto durante evento realizado no sábado (04/12)

A primeira edição do Fórum sobre Precarização das Relações do Trabalho Médico no SUS foi o pontapé inicial de uma longa e importante batalha que a Associação Médica do Rio Grande do Sul está assumindo. Segundo o vice-presidente da AMRIGS, Paulo Morassutti, há um importante trabalho a ser feito que envolve não só uma melhor condição para o médico, mas também para as instituições de saúde e pacientes. 

“O Fórum é importante porque, sem dúvida, o que estamos vendo hoje é uma insatisfação de todos. Através da união e do diálogo queremos que o médico seja valorizado e que a condição de atendimento médico seja melhorada, o que vai auxiliar na ponta final que é o paciente”, afirmou o vice-presidente da AMRIGS, Paulo Morassutti.

O alerta feito pelo diretor do Exercício Profissional, Dr. Ricardo Moreira Martins, é de que a AMRIGS não vai mais aceitar essa condição, assumindo o protagonismo na discussão.

“Estamos com o firme propósito de discutir isso com mais intensidade em 2022. O propósito do Fórum foi atingido. Demos início a uma discussão que queremos que seja continuada. A saúde pública em nosso estado tinha um padrão de excelência e os médicos eram concursados. O que aconteceu nos últimos anos? Programas de demissão voluntária e falta de reposição de profissionais. Então se criou um cenário que evolui de forma desfavorável e cada vez mais com defasagem de profissionais”, declarou.

O debate contou com participação do secretário municipal da Saúde, Mauro Sparta, que manifestou a importância de aprofundar cada vez mais o debate.

“A precarização dos honorários dos profissionais da saúde e os valores pagos pelo SUS para os procedimentos são preocupantes. De tempos em tempos, havia uma correção dos valores em tabela, mas sempre estiveram defasados. Esta reclamação é consistente porque os valores não estão alinhados com a realidade. Neste aspecto, aprecio o trabalho feito aqui pela AMRIGS para que possamos trazer mais dignidade ao trabalho médico e melhores condições para os hospitais prestarem os serviços necessários”, afirmou.

O presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (CREMERS), Carlos Isaia Filho, destacou algumas premissas da medicina que são evidentes

“A medicina está a serviço do ser humano e da coletividade. Será exercida sem discriminação de nenhuma natureza. Por outro lado, para exercer com honra e dignidade, o médico necessita ter boas condições de trabalho e ser remunerado de forma justa”, disse.

A mediação do encontro foi feita pelo diretor do Exercício Profissional da AMRIGS, Dr. Ricardo Moreira Martins, pelo vice-presidente da AMRIGS, Dr. Paulo Morassutti e pela conselheira da AMRIGS, Dra. Clara Ester Trahtman. O evento, promovido pela Associação Médica do Rio Grande do Sul, foi realizado no sábado (04/12) de forma híbrida com a presença de parte dos palestrantes no auditório AMRIGS e transmissão online via Sympla Streaming.

A realização do evento foi do Conselho Estadual de Honorários Médicos, Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (CREMERS) e Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS).

Fonte: PlayPress
Autor: Marcelo Matusiak
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: I Fórum sobre Precarização das Relações do Trabalho Médico no SUS (Divulgação)


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br