TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Superior Tribunal de Justiça
   
     
 


11/03/2009

Superior Tribunal de Justiça
É válido o prazo de 90 dias para uso de cartões de celulares pré-pagos

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) negou recurso do MPF (Ministério Público Federal) contra a validade por 90 dias para utilização de créditos de cartão pré-pagos, imposta aos consumidores do serviço de telefonia celular. Com isso, fica mantido o prazo, que é regulamentado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

O MP também solicitou, mediante ação civil pública, a condenação das empresas demandadas à reativação do serviço aos usuários que sofreram interrupção na prestação do serviço em razão da não reinserção dos créditos remanescentes após o término do período de 90 dias.

No entendimento do relator do processo, ministro Luiz Fux, a ação civil pública não pode ser reconhecida como uma ação referente a direitos disponíveis, pois “versa sobre interesses pessoais homogêneos”. Ele avalia que “o simples fato de o interesse ser supraindividual, por si só já o torna indisponível, o que basta para legitimar o Ministério Público para a propositura dessas ações”.

Fux disse que a admissão do recurso especial exige a demonstração das circunstâncias e fatores que assemelham os casos confrontados, “não bastando, para tanto, a simples transcrição das ementas dos paradigmas”. A Primeira Turma do STJ acompanhou o entendimento do relator e, por unanimidade, negou provimento ao recurso.

Fonte: Tele.Síntese
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br