TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Intercâmbio
   
     
 


12/03/2009

Intercâmbio
EXPO Estude no Exterior traz opções econômicas de cursos fora do País

Em tempos de cautela no uso do dinheiro, a 16ª edição da maior feira internacional de educação da América Latina, traz a Porto Alegre uma seleção de cursos mais econômicos para quem deseja qualificar seu currículo no exterior. O evento acontece em 15/03 (domingo), das 14h às 19h, no Hotel Sheraton. Os participantes concorrem a bolsas de estudo no Canadá e Argentina, com direito a passagens aéreas e hospedagem. 

Gratuita, a feira oferece informações sobre cursos de idiomas, colegial, mestrados, doutorados, especializações, trabalho remunerado, além de dicas sobre os melhores destinos e documentação. A EXPO percorre grandes capitais brasileiras e países como Espanha, Portugal, Holanda, Itália, Colômbia e México. Inscrições pelo site www.estudenoexterior.com/feira2009.
 
O aumento das taxas de desemprego, a desvalorização do Real e a forte crise econômica que atinge a economia mundial podem arrefecer os ânimos de quem pensa em passar uma temporada de estudos ou de trabalho fora do país. Para quem quer investir na qualificação do currículo e realizar o sonho de conhecer a cultura de outros países, a 16° edição da feira internacional de educação EXPO Estude no Exterior é uma boa oportunidade para buscar informações sobre cursos mais acessíveis em diferentes áreas.
 
O evento – gratuito – acontece em um único dia, 15/03 (domingo), das 14h às 19h, no Hotel Sheraton. Representantes de universidades e de escolas dos 4 continentes vão apresentar seus programas de cursos de idiomas, High School (ensino médio), mestrado, doutorado, MBAs e especializações. A Feira é também o melhor lugar para conhecer instituições que oferecem trabalho remunerado no exterior. Outro diferencial é a possibilidade de fazer contato direto com os diretores das instituições e participar de seminários ministrados por eles para conhecer melhor os cursos, as universidades e os países para onde desejam viajar, além de esclarecer todo tipo de dúvida sobre documentação.
 
Nesta edição, a EXPO criou um atrativo para os visitantes. Vai sortear bolsas de 4 semanas para aperfeiçoar o idioma no Canadá e em Buenos Aires, com direito a passagem aérea e hospedagem em casa de família e residência estudantil, com café da manhã e jantar.
 
Cursos com menor custo
 
Para quem deseja estudar inglês, por exemplo, uma opção interessante é Los Angeles, uma das cidades mais multiculturais do mundo e o maior centro industrial dos Estados Unidos. O pacote para um curso de 4 semanas com 20 aulas semanais, mais acomodação em residência estudantil, com quarto individual, sai por apenas 1.277 dólares.
 
Outro país bastante procurado por brasileiros que querem aprender inglês é o Canadá, destino para o qual sempre há opções bem em conta. O pacote de 4 semanas oferecido pelo Vancouver English Centre custa 1.750 dólares, incluindo o curso de inglês com 26 aulas semanais, acomodação em casa de família com café da manhã e jantar.
 
Diversidade de opções
 
A variedade de países e a diversidade de cursos oferecidos é um diferencial da EXPO. Entre as instituições expositoras deste ano estão a Academia Internacional de Arte y Diseno AIAD, reconhecido grupo de escolas privadas de Montreal voltadas para as áreas de arquitetura e de design, e a IE Universidad, centro universitário localizado em Segóvia, na Espanha, que oferece cursos nas áreas de gerenciamento de negócios, tecnologia e ciências humanas, todos ministrados em inglês.
 
Entre os destaque da EXPO, estão duas das mais prestigiadas faculdades do Velho Continente, a Goldsmiths e a Queen Mary, instituições pertencentes à University of London, destaque internacional pela qualidade de ensino e pesquisa. A Goldsmiths é especializada em artes e ciências do comportamento. Já a Queen Mary têm foco em ciências sociais e humanas, direito, medicina, odontologia e engenharia.
 
Outra presença inédita na EXPO é Consulado do Reino Unido que vai trazer aos participantes todas as informações sobre as mudanças no visto de estudante e também as mais novas opções de cursos e bolsas disponíveis para brasileiros que queiram estudar no Reino Unido.
 
A 16ª. EXPO recebe também a Education and Training International (ETI), uma agência de recrutamento do governo da Austrália. Sediada em Perth, a ETI atua há mais de 20 anos com estrangeiros que vão ao país para estudar ou trabalhar, oferecendo desde aconselhamento profissional até apoio para encontrar acomodação e opções de escolas.
 
Para quem prefere estudar espanhol, a EXPO está trazendo a Austral Idiomas, escola de Buenos Aires que mantém um curso específico para os brasileiros. Mais do ensinar o idioma, o programa oferece aos alunos a oportunidade de vivenciar a cultura portenha e argentina, com estadia em casas de famílias e a possibilidade de participar de excursões e passeios guiados.
 
Portal oferece informações detalhadas
 
Com 12 anos de experiência em facilitar o intercâmbio de brasileiros fora do país, o portal www.estudenoexterior.com é o promotor da EXPO Estude no Exterior. Em seu banco de dados, há mais de 300 instituições do mundo todo cadastradas, que oferecem diversas modalidades de estudo, como cursos de idiomas, graduação, pós-graduação, High School, MBA’s, estágios e alternativas de trabalho remunerado em outros países.
 
No portal é possível encontrar a ficha de cada instituição cadastrada, além de informações úteis ao intercambista, como dicas para o planejamento de uma viagem, obtenção de vistos, passaportes, seguros, carteiras de descontos, câmbio e localização de consulados. O site – com versões em português, inglês e espanhol – oferece também a chance de conferir depoimentos de quem já passou por essa experiência.
 
Onde mais acontece a EXPO:
 
Maceió, 10/03 – Hotel Jatiúca
Rio de Janeiro, 12/03 – Pestana Rio Atlântica
Porto Alegre, 15/03 – Hotel Sheraton
Florianópolis, 17/03 – Majestic Palace Hotel
Santos, 19/03 – Mendes Convention Center
 
Dicas para economizar na sua viagem
 
- Planeje sua viagem com antecedência. Quanto antes você se organizar, maiores são as chances de conseguir passagens aéreas mais baratas. Vale ficar atento a vôos charters e promoções durante a baixa estação e se você tiver até 31 anos normalmente compensa comprar passagem de estudante de acordo com a duração de permanência;
 
- Normalmente, cidades menores e menos procuradas por estrangeiros oferecem cursos a preços mais atrativos e os custos com acomodação e refeições também são menores, com a vantagem de propiciar uma imersão maior na língua e na cultura local;
 
- Procure hospedar-se em casas de família que é uma opção barata, pois tem a possibilidade de incluir refeições;
 
- Hospedar-se próximo à universidade ou escola onde vai estudar reduz os custos com transporte. Morar perto de estações de metrô ou de trem também ajuda a economizar, especialmente para quem pretende aproveitar os atrativos da cidade ou região;
 
- Caso você queira visitar outras cidades ou países, pode comprar bilhetes noturnos em trens e aproveitar o tempo de deslocamento para dormir, economizando uma diária. Lembrando que normalmente é mais barato comprar os tíquetes no Brasil;
 
- Compre cartões telefônicos internacionais. É mais barato que ligar do hotel ou a cobrar.

Fonte: Neiva Mello Assessoria em Comunicação
Autor: Neiva Mello
Revisão e edição: Emily Canto Nunes

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br