TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Banrisul apresenta nova diretoria e posicionamento do banco
   
     
 


20/11/2023

Banrisul apresenta nova diretoria e posicionamento do banco
Um banco mais aberto, inteligente e rumo aos 100 anos são os pilares da gestão

O Banrisul realizou um café da manhã com a imprensa, nesta segunda-feira (20), para anunciar as diretrizes da nova gestão, que tomou posse em novembro deste ano. Na ocasião, foi lançado o novo posicionamento — baseado nos pilares de uma empresa aberta, uma companhia inteligente e uma instituição rumo aos 100 anos. 

O presidente Fernando Lemos apresentou a nova diretoria. O grupo é composto por Gaspar Saikoski, Luiz Gonzaga Veras Mota, Elizabete Rejane Sodré Tavares, Carlos Aluisio Vaz Malafaia, Adriana Celestino, Ivanor Antonio Duranti, Irany Sant’Anna Júnior e Fernando Postal (currículos abaixo). O evento contou com a presença do governador do Estado, Eduardo Leite, e do vice-governador, Gabriel Souza.  

Leite disse que, durante seus 95 anos de existência, o Banrisul se misturou à vida econômica e à vida das pessoas que moram no Rio Grande do Sul. “A instituição tem sido capaz de se reinventar e se reaproximar das nossas comunidades sempre que necessário. Por um lado, um banco que se colocou ao lado de muitos sonhos. Por outro, ofereceu conforto em momentos de necessidade”, reforçou. Na avaliação do chefe do Executivo, a presença do banco na relação com as comunidades faz diferença para a vida dos gaúchos. 

O governador citou ainda dois exemplos de como o banco público do RS aproxima suas diretrizes das demandas da sociedade: o maior Plano Safra da história, com R$ 11 bilhões para fomento ao agronegócio e à agricultura familiar, e o apoio às vítimas das enchentes, com R$ 1 bilhão em linhas de crédito com condições especiais para empresas, pessoas e reconstrução das cidades. "O Banrisul olha para o futuro e alavanca o nosso desenvolvimento, preocupado não com o século que viveu, mas com o século que vai viver, ainda mais inteligente, responsável e próximo dos gaúchos. Não falta isso ao quadro técnico dessa nova diretoria, que tem o apoio do governo, para que cresçamos juntos", completou o governador. 

Fernando Lemos falou sobre a sua confiança na Diretoria e destacou que cada nome foi escolhido por seu potencial e capacidade de trabalho. Citou a segurança que tem nos funcionários que fazem o dia a dia do banco — seja na sede ou no atendimento aos clientes.  

Em relação ao novo posicionamento, o presidente lembrou que o Banrisul é uma das maiores empresas de capital aberto do Rio Grande do Sul. “Estamos falando de um grande banco, de uma grande instituição, uma grande marca que tem o Estado como controlador, mas que tem mais da metade do seu capital no mercado — de acionistas pelo mundo todo. Nós temos absoluta consciência do nosso tamanho, do nosso papel, consciência também do mercado em que atuamos e de todos os desafios do atual momento. E estamos preparados para esse ‘jogo’”, disse. 

Experiência e novo cenário

Lemos presidiu o Banrisul entre 2003 e 2010, período em que a instituição realizou seu IPO, a oferta pública inicial de ações. “O cenário que eu vivi na minha primeira gestão como presidente é muito diferente do atual. O setor financeiro mudou, as tecnologias mudaram. E, mais do que tudo, o comportamento, as necessidades e as expectativas das pessoas foram transformadas. O mundo mudou. Só que, por outro lado, nem tudo mudou. A importância do olho no olho, do conhecimento de cada cliente, das necessidades, da conexão com a comunidade. Nada disso foi deixado de lado”, destacou.  

Por essa razão, segundo o executivo, não existe banco igual ao Banrisul. “Nós conseguimos congregar estes dois universos: o da tecnologia e o da dimensão humana; o da inovação e do legado. E isso se traduz por entender o cliente e entregar para ele, com eficiência, a solução e o resultado que ele precisa”, apontou.  

OS TRÊS PILARES DA NOVA GESTÃO 

Uma empresa aberta

O Banrisul é uma empresa de capital aberto com o controle do Estado. Mas ser aberto não significa só ter ações na bolsa. O banco é aberto ao mundo e às novas tendências. É aberto para aprender, melhorar, evoluir. É aberto para criar novas soluções. Para surpreender. E por ser um banco aberto, é reconhecido no mercado nacional como uma instituição sólida e rentável, cada vez mais competitiva e conectada às comunidades onde atua.   

Uma companhia inteligente

O Banrisul é uma companhia inteligente. Isso significa utilizar dados, análises, automação e tecnologias emergentes para aprimorar a eficiência, inovação e a tomada de decisões na organização. Na prática, é fazer com que as novas possibilidades da transformação digital resultem em uma melhor experiência para o cliente. 

Um Banrisul rumo aos +100

São raras as instituições que chegam aos 100 anos com a relevância e o tamanho do Banrisul. O passado dá orgulho, mas o que fará a instituição chegar a mais 100 anos será a visão estratégica de futuro. E isso está sendo construído sobre cinco pilares: sustentabilidade, melhoria da experiência do cliente, promoção da transformação digital e da cultura de inovação, melhoria da eficiência operacional e mudança de mindset para criar uma atitude digital e de aprendizado. 

NOVA DIRETORIA 

Fernando Lemos

Presidente 

Natural de Vacaria (RS), é graduado em Direito pela Universidade de Brasília (UNB). Atuou no Banrisul como presidente (2003 a 2010) e como diretor (1996 a 1999). Em 1995, foi membro do Conselho de Administração da Banrisul S/A Corretora de Valores Mobiliários e Câmbio. Entre 1990 e 1991, foi presidente da Caixa Econômica Estadual, membro do Conselho de Administração da Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários do RS (DIVERGS) e membro do Conselho de Administração da PROCERGS. No Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul exerceu a função de Juiz Corregedor-Geral (2012 a 2014), Juiz Presidente (2016 a 2018) e Juiz Vice-Presidente (2021 a 2022). De 2010 a 2023, ocupou o cargo de Desembargador Militar. 

Adriana Celestino

Diretora de Atendimento e Operações de Canais 

Natural de Ilha Solteira (SP), é graduada em Direito pela Universidade de Taubaté/SP e MBA em Administração e Negócios pela Fundação Dom Cabral (FDC), com módulo na Kellog School of Management de Chicago/EUA. Recentemente, participou do Programa de Gestão Avançada da FDC (2022), composto por aprofundamento em Educação Executiva no Insead Business School, em Fontainebleau/FR. Nos últimos 20 anos atuou na Incorporadora e Construtora Cyrela ocupando, desde 2014, o cargo executivo de diretora Comercial na Regional Sul da empresa. 

Carlos Malafaia

Diretor de Tecnologia, Inovação e Transformação Digital 

Natural de Bagé (RS), é graduado em Processamento de Dados pela Unisinos e pós-graduado em Sistemas de Informação e Telemática pela UFRGS. Funcionário do Banrisul por mais de 40 anos, atuou como analista de sistemas, gerente de Tecnologia da Informação, superintendente Executivo de Canais Eletrônicos e Banricompras. Desde 2013, atua como diretor de Operações e Tecnologia da Banrisul Soluções em Pagamentos S.A - Instituição de Pagamento. 

Elizabete Tavares

Diretora Administrativa 

Natural de Esteio (RS), é graduada em Economia pela Unisinos, com especialização em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Gestão Bancária pela UFRGS.  Funcionária do Banrisul desde 1988, desempenhou funções executivas como gerente e superintendente executiva nas áreas de planejamento, orçamento e estratégia. É Conselheira de Administração da Banrisul Administradora de Consórcios desde 2022 e da Banrisul Seguridade Participações e da Banrisul Corretora de Seguros desde 2021. Desde 2013 atua como Diretora da Banrisul Soluções em Pagamentos S.A - Instituição de Pagamento. 

Fernando Postal

Diretor de Desenvolvimento 

Natural de Guaporé (RS), é graduado em Gestão Pública pela Universidade de Caxias do Sul. Foi prefeito de Guaporé por duas gestões (1997 a 2004). Atuou como diretor do Banrisul S.A. Administradora de Consórcios (2005; 2009 a 2011; e 2015 a 2019) e presidente (2007 a 2008). Também foi diretor e Conselheiro da Banrisul Corretora de Seguros S.A. (2020 a 2023), diretor e conselheiro da Banrisul Seguridade Participações S.A. (2020 a 2023), conselheiro da Banrisul S.A. Administradora de Consórcios (2019 a 2023), diretor Comercial do Banrisul (2019 a 2023) e presidente do Conselho de Administração da Banrisul S.A. Administradora de Consórcios (2022 a 2023). 

Gaspar Saikoski

Diretor Comercial e de Distribuição de Produtos e Serviços 

Natural de Viamão (RS), é graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS, com MBA em Gestão Bancária pela UFRGS. Na Fundação Banrisul de Seguridade Social, atuou como conselheiro fiscal (2015 a 2017) e deliberativo (2013 a 2015; 2018 até o momento); conselheiro de administração na Caixa de Assistência dos Empregados do Banrisul (2009 a 2011; 2017 até 2022); e conselheiro da Bem Promotora de Vendas e Serviços S.A. desde 2015. Funcionário do Banrisul há 38 anos, exerceu diversas funções executivas e ocupou, de 2011 a 2023, o cargo de superintendente executivo na Unidade de Gestão de Pessoas. 

Irany Sant’Anna Júnior

Diretor de Risco 

Natural de Porto Alegre (RS), é graduado em Economia pela UFRGS. No Banco Central do Brasil, de 1995 a 2015, exerceu os cargos de chefe adjunto do Departamento de Supervisão Bancária em São Paulo; gerente técnico do Departamento de Supervisão Bancária para a Região Sul; supervisor de Fiscalização; inspetor de Fiscalização; e analista de Fiscalização. Desde 2015, atua como vice-presidente do Banrisul, presidente da Banrisul Administradora de Consórcios, conselheiro de administração da Banrisul Soluções em Pagamentos S.A. - Instituição de Pagamento e conselheiro de administração do Banco. 

Ivanor Duranti

Diretor de Crédito 

Natural de Constantina (RS), é graduado em Ciências Contábeis pela Unijuí, em Direito pela Unisc e pós-graduado em Gerência de Serviços Bancários pelo IBGEN e em Direito Tributário pela PUCRS. Funcionário do Banrisul há 34 anos, exerceu os cargos de gerente de Negócios de Varejo de Pessoa Jurídica; de gerente de Negócios Corporate de Grandes Empresas; de gerente-geral da Agência Central e de outras agências; e, desde 2019, de superintendente regional. 

Luiz Gonzaga Vera Mota

Diretor de Finanças e Relações com Investidores 

Natural de São Gabriel (RS), é graduado em Economia pela Fundação Educacional de São Gabriel, com pós-graduação em Finanças pela UFRGS e em Ciências Contábeis pela PUCRS. Funcionário do Banrisul por mais de 40 anos, entre 2015 e 2019, presidiu a empresa e foi conselheiro de Administração. Durante esse período, integrou os Conselhos da Febraban, Sebrae/RS, Asbancos/RS, Cadip e Rio Grande Seguros. Atuou no Banrisul como diretor Financeiro (2010 a 2011) e diretor de Asset Management (2006 a 2010). Foi superintendente das unidades Financeira, Comercial de Varejo, Organização e Métodos, Recuperação de Crédito e Crédito Imobiliário, e superintendente regional em São Paulo. Desde 2015, exerce o cargo de diretor-presidente da Banrisul Soluções em Pagamento S.A – Instituição de Pagamento. 

Fonte: Imprensa Banrisul
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Thiago Ferraz


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br