TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Pacientes renais crônicos do HED participam de segunda edição do Programa Nutri Renal
   
     
 


19/12/2023

Pacientes renais crônicos do HED participam de segunda edição do Programa Nutri Renal
Iniciativa tem o objetivo de promover orientação nutricional através de aulas de culinária

Na última quinta-feira (14), aconteceu a segunda edição do Programa Nutri Renal, no Salão Gourmet do Medplex Sul, realizada pelo Hospital Ernesto Dornelles (HED), através do seu Centro de Nefrologia e Diálise (CND), em parceria com a Clinefro. A ação, voltada para pacientes renais crônicos, busca promover integração entre pacientes e médicos, além de promover orientação nutricional através de aulas de culinária.

Para a Dra. Cinthia Vieira, médica nefrologista e gestora do CND, o projeto auxilia os pacientes dialíticos a terem outras atividades e vivências fora do hospital, já que, na maioria dos casos, eles precisam frequentar por cerca de 4 horas por dia o Centro de Nefrologia e Diálise do HED. "É um projeto pensado para oferecer atividades prazerosas aos nossos atendidos. O paciente renal crônico está acostumado a ouvir tudo o que não pode comer, as restrições. E isso acaba sendo desmotivador. Nós queremos orientá-los através do que pode ser consumido com segurança, que seja prático para o preparo e saboroso. Com isso, oferecemos mais autonomia e qualidade de vida para eles".

Sandra Maria Silveira Judes, paciente dialítica há 4 anos, aprovou a ideia. "Acho muito importante esse projeto, pois a gente aprende muitas técnicas diferentes, através de especialistas. Às vezes fazemos alguma receita pela cabeça da gente e não sabemos que existem algumas opções que são mais seguras para o nosso tratamento. Além dos exames que devemos fazer certinho, seguir as indicações de alimentação saudável é muito importante para a nossa saúde".

O menu do café da tarde temático de Natal, escolhido pela nutricionista do CND, Camila Tejada, incluiu torta de legumes, bolo de maçã com chia e chá gelado de gengibre com limão. A preparação foi coordenada pelo já parceiro do projeto, Alexandre Makariewicz, juntamente com Joel Corte, participantes da confraria de cozinheiros União Cooks, que ensinaram o passo a passo da preparação. Os pacientes receberam um mini caderno com as receitas produzidas no evento. 

Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Priscila Cabrera
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Divulgação


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br