TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Pets, carinho e a demência
   
     
 


20/12/2023

Pets, carinho e a demência
Se você queria mais um motivo para adotar um cachorrinho, aqui vai

De acordo com um estudo publicado na edição de dezembro da revista científica Preventive Medicine Reports, pessoas com mais de 65 anos e que são tutores de cachorros têm 40% menos probabilidade de desenvolver demência.

Essa pesquisa foi realizada no Japão e teve acompanhamento de 11.194 idosos com idades entre 65 e 84 anos por um período de quatro anos. Como esperado, o estudo mostrou que ter um pet faz sim toda diferença na saúde das pessoas da terceira idade, porém, não basta apenas tê-lo em casa, é preciso, acima de tudo, cuidar do animal.

Embora a probabilidade de desenvolver demência fosse maior para os tutores de cães que não praticavam exercícios regularmente e estavam socialmente isolados, ainda era menor que a observada naqueles que não tinham o animal de estimação e não praticavam exercícios ou socializavam. É válido lembrar que, segundo o Ministério da Saúde, a doença acomete 2 milhões de brasileiros.

Para não ficar dúvidas, a rotina de cuidados com o pet, como levar para passear, ir ao veterinário ou para fazer algum treinamento é o que contribui para a atividade cerebral. Por isso, é recomendado que o tutor crie desde o primeiro dia alguns hábitos de relacionamento com o bicho de estimação. Todo esse cuidado poderá se converter num quadro melhor de saúde mental.

Cachorros são como crianças, como filhos! Por instinto, todos os dias pedem água, comida, atenção e outros cuidados. Tais demandas fazem com que as pessoas mantenham o cérebro ativo e mais saudável.

A demência se caracteriza pelo declínio cognitivo, com uma condição grave de perda de memória, incluindo dificuldades de linguagem, resolução de problemas e outras atividades de pensamento que interferem na vida diária e na independência dos pacientes. De acordo com a Associação de Alzheimer, a doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência entre idosos, representando de 60% a 80% dos casos. O imprescindível é saber que ela pode ser evitada.

A autora é Simone Cordeiro, diretora-comercial da Au!Happy, operadora de plano de saúde para pets pioneira no país 

Fonte: Naves Coelho Comunicação
Autor: Simone Cordeiro
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Divulgação


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br