TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Oncoclínicas RS participa de imersão em diagnóstico precoce e tratamento de câncer de pulmão
   
     
 


21/12/2023

Oncoclínicas RS participa de imersão em diagnóstico precoce e tratamento de câncer de pulmão
Evento ocorreu em Barcelona

O câncer de pulmão costuma ser uma doença silenciosa que, inicialmente, não apresenta sintomas específicos. Por isso, a importância do rastreamento e do acompanhamento do paciente, desde a fase de suspeita, a fim de agilizar a tomada de decisão para os próximos passos. Para troca de experiências do que é feito em cada uma dessas etapas, a oncologista clínica da Oncoclínicas no RS, Dra. Ana Gelatti, o pneumologista Dr. Gustavo Chatkin e o cirurgião torácico Dr. João Rafael Victor Schmitt fizeram uma imersão de uma semana no Hospital Clinic, da Universidade de Barcelona. 

A atividade com foco no treinamento em diagnóstico precoce e tratamento de câncer de pulmão foi resultado da parceria entre o Instituto Oncoclínicas e o Hospital Clinic de Barcelona, possibilitando dessa forma a participação dos Serviços de Oncologia, Pneumologia e Cirurgia Torácica do Hospital São Lucas PUC/RS. 

"Um dos focos da imersão foi a agilidade e o acesso ao diagnóstico molecular do câncer de pulmão, o que já está disponível no Brasil, mas ainda tem processos a serem aprimorados", afirma a Dra. Ana. A oncologista destaca que é um tipo de câncer em que o diagnóstico molecular tem papel fundamental para a individualização e a escolha do tratamento mais adequado para cada caso. 

Ela ainda relata que foi muito importante acompanhar na prática outro sistema de saúde e identificar que todos têm acesso a essas ferramentas. "Foi possível perceber o que podemos melhorar nos fluxos para acelerar o diagnóstico do paciente e o início do tratamento. Isso faz parte da Linha de Cuidado da Oncoclínicas, poder acompanhar o paciente desde antes do diagnóstico até a definição do tratamento, abreviando o tempo e facilitando a sua vida com agendamentos, marcação de exames para que tudo seja feito de forma mais ágil", salienta a médica oncologista. 

Fatores de risco 

Os principais fatores de risco para o câncer de pulmão são o tabagismo e a exposição passiva ao tabaco, responsável por cerca de 85% dos casos diagnosticados. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é o quarto mais frequente no Brasil, sem considerar os tumores de pele não melanoma, e tem estimativa de 15,46 mortes para cada 100 mil homens e de 11,65 para cada 100 mil mulheres. 

Sobre a Oncoclínicas

A Oncoclínicas - maior grupo dedicado ao tratamento do câncer na América Latina - tem um modelo especializado e inovador focado em toda a jornada do tratamento oncológico, aliando eficiência operacional, atendimento humanizado e especialização, por meio de um corpo clínico composto por mais de 2.700 médicos especialistas com ênfase em oncologia. Com a missão de democratizar o tratamento oncológico no país, oferece um sistema completo de atuação composto por clínicas ambulatoriais integradas a cancer centers de alta complexidade. Atualmente possui 143 unidades em 38 cidades brasileiras, permitindo acesso ao tratamento oncológico em todas as regiões que atua, com padrão de qualidade dos melhores centros de referência mundiais no tratamento do câncer.

Com tecnologia, medicina de precisão e genômica, a Oncoclínicas traz resultados efetivos e acesso ao tratamento oncológico, realizando aproximadamente 615 mil tratamentos nos últimos 12 meses. É parceira exclusiva no Brasil do Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Faculdade de Medicina de Harvard, um dos mais reconhecidos centros de pesquisa e tratamento de câncer no mundo. Possui a Boston Lighthouse Innovation, empresa especializada em bioinformática, sediada em Cambridge, Estados Unidos, e participação societária na MedSir, empresa espanhola dedicada ao desenvolvimento e gestão de ensaios clínicos para pesquisas independentes sobre o câncer. A companhia também desenvolve projetos em colaboração com o Weizmann Institute of Science, em Israel, uma das mais prestigiadas instituições multidisciplinares de ciência e de pesquisa do mundo, tendo Bruno Ferrari, fundador e CEO da Oncoclínicas, como membro de seu board internacional. 

Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Gabriel Souza - Moglia Comunicação Empresarial
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Divulgação


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br