TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
12º Festival Internacional Sesc de Música
   
     
 


21/12/2023

12º Festival Internacional Sesc de Música
Cerca de 400 alunos de 22 estados brasileiros e 5 países estarão no evento

Formando uma conexão de culturas e idiomas, cerca de 400 alunos de 22 estados brasileiros e 5 países estarão no 12º Festival Internacional Sesc de Música, que acontecerá em Pelotas entre os dias 15 e 26 de janeiro. Do Brasil, jovens e adultos do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Ceará, Pará, Amazonas, Paraíba, Sergipe, Piauí, Maranhão, Roraima, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Distrito Federal compõem as turmas, além dos bolsistas na categoria geral, das Orquestras Jovens Sesc e das iniciativas pelotenses Orquestra do Areal e Orquestra Municipal Estudantil.

Afora o Brasil, estudantes de música de outros quatro países - Argentina, Chile, Peru e Uruguai - estarão presentes para aprimorarem suas técnicas nos cursos de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, harpa, flauta, oboé (corne-inglês), clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone tenor, trombone baixo, tuba, saxofone, eufônio, percussão, canto lírico, piano, composição e choro (violão, sopros, acordeom, bandolim, percussão e cavaquinho).."Esse intercâmbio é muito agregador para o aprendizado e formação dos estudantes, que, juntos, integram o elenco de recitais e espetáculos de grande qualidade técnica, e com certeza muito emocionantes", ressalta o gerente de Cultura do Sesc/RS, Silvio Bento.

O evento contará com 46 professores, destes, 17 estarão pela primeira vez no festival. Serão 13 nacionalidades representadas no quadro: Brasil, Polônia, Romênia, Chile, Portugal, Itália, Alemanha, Bulgária, Rússia, Bielorússia, França, Japão, e Estados Unidos. São músicos de renome mundial em suas áreas, que serão coordenados pelo maestro e diretor artístico do Festival, Evandro Matté. Os currículos podem ser consultados no site do evento.

Além das aulas, o 12º Festival Internacional Sesc de Música terá 63 apresentações gratuitas para a população, incluindo iniciativas do Festival na Comunidade, que leva a música para locais como hospitais e igrejas, e o Palco Móvel, que circulará por bairros de Pelotas. Os recitais e concertos também poderão ser apreciados no Theatro Guarany, Clube Caixeiral, Conservatório de Música da UFPel, Praia do Laranjal, cartão postal da cidade, e no grande concerto de encerramento do festival, no Largo do Mercado Público, com a temática de músicas de cinema, executadas pelos alunos da Orquestra Sinfônica Acadêmica. 

A programação completa está disponível no site www.sesc-rs.com.br/festival, onde, a partir do dia 09 de janeiro, poderão ser retirados gratuitamente os ingressos para os espetáculos no Theatro Guarany, local em que também será possível retirar a entrada presencialmente, entre os dias 09 e 12/01 para os espetáculos dos dias 15, 16, 17 e 18 e entre os dias 15 e 19/01 para os espetáculos dos dias 21, 22, 23, 24 e 25. O horário de funcionamento da bilheteria é das 09h às 12h e das 13h30 às 18h. Quem não conseguir adquirir os ingressos com antecedência, poderá tentar diariamente, às 18h, antes de cada concerto na entrada do Theatro, onde haverá um número limitado de ingressos à disposição. 

Sobre o Festival Internacional Sesc de Música

Em sua 12ª edição, o evento tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical, fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. Promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, em parceria com o Ministério da Cultura, e tendo como diretor artístico o maestro Evandro Matté, o Festival atua em dois eixos principais: Pedagógico e Sociocultural. No plano Pedagógico, são ofertados cursos de instrumentos, composição, canto lírico, choro, prática de música de concerto e câmara, prática de orquestra e prática de banda sinfônica para estudantes e profissionais da música. Já no Sociocultural, são realizados recitais de professores e alunos, além de uma ampla programação de espetáculos gratuitos, abertos a toda comunidade. O 12º Festival Internacional Sesc de Música conta com o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e SIM Rede de Postos, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet); o evento tem, ainda, apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas/RS. O apoio cultural fica por conta da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), Expresso Embaixador e Nave. O apoio educativo é por conta da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e Unisinos. 

12º Festival Internacional Sesc de Música

O que é? O Festival Internacional Sesc de Música é um dos maiores da área na América Latina e tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento da produção musical e fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais 

Data: De 15 a 26 de janeiro de 2024, em Pelotas 

Como acontece? Durante o Festival, os alunos participam das classes (cursos) e ensaios nos turnos da manhã e tarde; e apresentações que podem ocorrer pela manhã, tarde ou noite. Todas as apresentações têm entrada franca para a comunidade. 

Classes de Música de Concerto: turno da manhã

Classes de Canto Lírico e Choro: manhã e tarde

Ensaios de orquestras, música de câmara: turno da tarde e vespertino

Ensaios de recitais de alunos: manhã e tarde (a combinar com o coordenador da área) 

Programação completa: No site www.sesc-rs.com.br/festival

*Sujeita a alterações

Fonte: Assessoria de Comunicação Sesc/RS
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Divulgação Sesc/RS


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br